Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Deputados do PAICV alertam para “abandono” da unidade de apoio à pesca artesanal

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Os deputados do PAICV (oposição), eleitos por Santo Antão, alertaram, sábado, para o “abandono” da unidade de apoio à pesca artesanal na zona piscatória do Tarrafal de Monte Trigo, no interior do município do Porto Novo.

De visita àquela localidade, os parlamentares do PAICV dizem ter constatado que a unidade de apoio à pesca artesanal no Tarrafal de Monte Trigo está abandonada “há anos” e “sem solução à vista”, uma situação que constitui “uma grande preocupação” dos pescadores dessa localidade.

Os eleitos nacionais do PAICV avançaram à Inforpress que o abandono dessa infra-estrutura, instalada em 2015 no âmbito da cooperação japonesa, é resultado do “desinvestimento” nas pescas no Tarrafal de Monte Trigo, uma das comunidades com maior potencial a nível das pescas em Santo Antão.

Os deputados do PAICV lembram que essa unidade foi financiada por Japão “pelo que fica mal diante dos olhos da cooperação internacional ter uma infra-estrutura dessa importância a cair aos pedaços sem que a Câmara Municipal do Porto Novo tenha tomado uma iniciativa para salvaguardar o investimento”.

Uma outra preocupação encontrada pelos parlamentares do PAICV no Tarrafal de Monte Trigo tem a ver com “a insensibilidade” das autoridades municipais e do Governo em relação “aos problemas resultantes da erosão da orla marítima”, acusando-os de “durante oito anos nada ter feito” para construir o muro de protecção das casas.

Saliente-se que os pescadores do Tarrafal de Monte Trigo têm estado a chamar atenção para os problemas de conservação do pescado, informando que a máquina de produção de gelo instalada na unidade de apoio à pesca artesanal deixou de funcionar “há muito tempo".

 

A Semana com Inforpress

18 de março 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 19 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 12 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 18 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos