Sunday, 06 July 2025

A ATUALIDADE

Fogo: Projecto Destino Fogo forma 40 voluntários ambientais para promover sustentabilidade e conservação

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Quarenta jovens voluntários ambientais selecionados por associações estudantis das quatro escolas secundárias da ilha participam numa acção de capacitação ambiental para promover a sustentabilidade e conservação a nível da ilha.

A acção de formação iniciada segunda-feira, 30 de Junho, e que decorrerá até ao próximo dia 04 nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional, é ministrada pela Associação Projecto Vitó e enquadra-se nas actividades do Projecto Destino Fogo.

Os jovens estão a ser capacitados em áreas como cidadania, noções de ecologia e recursos naturais, gestão de resíduos, protecção e monitorização animal e alterações climáticas.

O objectivo é atuarem como multiplicadores de conhecimento nas respectivas escolas, sensibilizando outros alunos e fomentando práticas sustentáveis no cotidiano escolar e comunitário.

Segundo o coordenador local do Projecto Destino Fogo, José Silva Araújo, a formação será complementada por três seminários de informação, sensibilização e capacitação, destinados a representantes das comunidades-alvo, operadores turísticos, associações comunitárias e outros líderes locais.

“Essas acções visam promover a conservação ambiental, favorecer a manutenção e a recuperação ou a melhoria dos serviços ecossistêmicos da ilha”, explicou José Lima Araújo.

A ilha do Fogo está a receber impulso “significativo” em prol do turismo sustentável e da conservação ambiental com a implementação do projecto Desenvolvimento Ecológico e Sustentável do Turismo e Inovação na Oferta em Fogo (Destino Fogo).

Cofinanciado pela União Europeia, o projecto é implementado pela organização não-governamental italiana, Cospe, em parceria com diversas organizações locais e internacionais, incluindo a Associação Projeto Vitó, a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseada no Género, a Rede Laço Branco Cabo Verde, a Associação FG-Turismo, as Câmaras Municipais de São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina do Fogo, e a Associação Italiana de Turismo Responsável.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos