Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Médio Oriente: China expressa profunda preocupação pelo ataque israelita no Irão e pede moderação

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 A China manifestou hoje profunda preocupação com as consequências do ataque aéreo lançado por Israel contra múltiplos alvos no Irão e apelou às partes envolvidas para evitarem uma escalada do conflito no Médio Oriente.

“Estamos a acompanhar de perto os ataques de Israel contra o Irão e profundamente preocupados com as possíveis consequências graves dessas ações”, afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lin Jian, numa conferência de imprensa em Pequim.

O responsável reiterou a oposição da China a “qualquer ação que viole a soberania, a segurança ou a integridade territorial do Irão” e que contribua para “aumentar as tensões e alargar o conflito”.

Lin instou todas as partes relevantes a “fazer mais pela paz e estabilidade” e a evitar medidas que possam agravar ainda mais a situação. “Uma intensificação súbita do conflito não favorece nenhuma das partes”, advertiu.

Pequim manifestou ainda disponibilidade para “desempenhar um papel construtivo” na contenção da escalada e promoção do diálogo, em linha com a sua tradicional posição de neutralidade ativa nos conflitos da região.

O porta-voz escusou-se a comentar eventuais cenários, como o possível encerramento do estreito de Ormuz por parte do Irão, mas reiterou que “uma nova escalada não beneficia ninguém” e exortou todas as partes a evitarem provocações.

O ataque israelita, que segundo Teerão provocou dezenas de mortos, incluindo altos responsáveis militares e pelo menos seis cientistas nucleares, teve como alvos instalações estratégicas, como a central de enriquecimento de urânio de Natanz. Foram também reportadas várias vítimas civis.

Israel justificou a ofensiva alegando que o regime iraniano está a desenvolver, em segredo, um programa para fabricar armas nucleares.

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, prometeu uma “resposta severa” e afirmou que o ataque expôs a “natureza maligna” de Israel.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, também expressou preocupação com o bombardeamento, numa altura em que decorrem conversações entre o Irão e os Estados Unidos sobre o programa nuclear iraniano.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos