Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Conselho das Finanças Públicas quer cobertura mediática mais rigorosa e próxima dos cidadãos - formadora

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) deseja uma cobertura mediática mais rigorosa e próxima dos cidadãos sobre os dados orçamentais e demais documentos técnicos produzidos pela entidade, visando contribuir para uma cobertura esclarecedora aos cidadãos.

Carla Carvalhal, uma das formadoras e membro do Conselho das Finanças Públicas (CFP), falava à imprensa no âmbito de uma formação sobre princípios e regras orçamentais, com vista a facilitar a compreensão e análise de relatórios.

A iniciativa é promovida pelo Governo, através do CFP, e centrou-se no tema da formação “Do orçamento à notícia, literacia orçamental para jornalistas”.

A mesma fonte disse tratar-se de uma ação de formação de interpretação do Orçamento e da Conta Geral do Estado aos jornalistas, “com foco nos indicadores-chave”.

 “Então, é isso que nós trazemos aos jornalistas, ver como identificar que esses princípios e regras estão a ser respeitados e principalmente, qual é o efeito que essas regras ou o não cumprimento dessas regras têm para a população em geral e para a economia”, indicou Carla Carvalhal.

A iniciativa, que contou com a participação de jornalistas e estudantes da Comunicação Social, teve como objectivo abordar os princípios e regras orçamentais com vista a facilitar a compreensão e análise de relatórios. 

O jornalista da Rádio Comercial Adilton Agues classificou a formação de “muito importante para a classe”, mencionando que o papel dos jornalistas é transformar os dados e colocá-los à disposição dos cidadãos com mais clareza.

A formação, que decorreu durante a parte da manhã, contou com a presença do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, que destacou a importância do encontro e do tema em debate ser “um instrumento de soberania e cidadania”.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos