Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Fogo: Dia Mundial do Doador de Sangue assinalado com campanha de doação voluntária e caminhada de sensibilização

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Dia Mundial do Doador de Sangue, cujo lema é “Doe sangue, doe esperança: juntos salvamos vidas”, é celebrado com campanha de doação de sangue e caminhada de sensibilização sobre a importância de doar sangue.

A responsável do laboratório de análises clínicas do Hospital Regional São Francisco de Assis, Carla Araújo, disse que para assinalar a data foi organizada uma campanha de doação voluntária de sangue durante esta semana.

Segundo a mesma, além de doação de sangue, está programada uma série de actividades de sensibilização para sábado, 14, com o objectivo de reforçar a importância de doar sangue para salva vidas.

Apontou que estão a ser distribuídas cartas informativas às diversas instituições, como forma de mobilizar e consciencializar a população sobre a doação de sangue.

Uma das principais acções é a realização no próximo sábado, Dia Mundial do Doador de Sangue, de uma caminhada de sensibilização pelas principais artérias da cidade de São Filipe, com a participação activa de doadores dos municípios de São Filipe e dos Mosteiros.

Só na quarta-feira cerca de 15 doadores de instituições como Cruz Vermelha, Polícia Nacional e bombeiros municipais dirigiram-se voluntariamente ao banco de sangue do hospital para doar sangue, mas sublinhou que a lista de doadores regulares e voluntários inclui membros da Igreja Adventista, escuteiros e voluntários de outras instituições.

Carla Araújo disse que, actualmente, o banco de sangue do Hospital Regional São Francisco de Assis conta com cerca de 800 doadores inscritos, dos quais aproximadamente 100 são doadores voluntários regulares e a maioria é composta por doadores familiares, mobilizados em situações de necessidade.

Além da colheita de sangue realizada nas instalações do hospital, brigadas móveis deslocam-se regularmente às comunidades para efetuar recolhas e a responsável apontou que a equipa do banco de sangue realiza campanhas contínuas ao longo do ano para promover a doação voluntária.

De acordo com os protocolos estabelecidos, o banco de sangue deve manter entre 12 a 15 bolsas de sangue em stock, disse a mesma fonte, que avançou que sempre que a reserva atinge níveis críticos recorrem aos doadores regulares que têm respondido prontamente para contribuir para salvar vidas.

Carla Araújo avançou ainda que em caso de necessidade o estabelecimento recebe sangue do Hospital Universitário Agostinho Neto para onde o Hospital Regional São Francisco de Assis costuma enviar sempre que for solicitado, no quadro da cooperação institucional.

No âmbito da campanha de doação de sangue, as pessoas saudáveis entre 18 e 60 anos, com peso acima de 50 quilogramas, que estejam interessadas podem doar sangue.

A doação é rápida, segura e salva vidas e para doar as pessoas devem procurar o banco de sangue do Hospital Regional São Francisco de Assis, durante o horário de atendimento, finalizou Carla Araújo.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos