Monday, 07 July 2025

A ATUALIDADE

Turquia limita a solteiras com menos de 25 anos acesso a consultas ginecológicas

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Sistema Central de Marcação de Consultas Médicas da Turquia exige que as mulheres com menos de 25 anos sejam casadas para marcar uma consulta ginecológica, denunciaram hoje associações ligadas à saúde daquele país.

A plataforma digital pede que as pacientes com menos de 25 anos sejam casadas para marcar uma consulta, exceto em casos de gravidez, segundo o jornal Cumhuriyet.

 

A mensagem que aparece quando se tenta marcar uma consulta diz: “As consultas (exceto gravidez) estão disponíveis para mulheres com mais de 25 anos ou com menos de 25 anos se casadas”.

 

A Associação Médica Turca (TTB) afirmou que o acesso gratuito, igualitário e não discriminatório à saúde é um direito.

 

“Continuaremos a lutar até que esta disparidade seja eliminada do sistema”, acrescentou a TTB.

 

Os especialistas médicos alertam que a medida pode levar os jovens a ocultar sintomas ou doenças, o que não só viola os seus direitos, como representa um risco para a saúde pública.

 

“Se os profissionais de saúde agirem como ‘polícia da moralidade’ ou ‘polícia religiosa’, como no Irão, o bem-estar de toda a sociedade estará em risco”, alertou o especialista em doenças infecciosas Levent Doganci.

 

Doganci sublinhou que negar cuidados médicos devido ao estado civil viola os direitos humanos e a ética médica e pode até ser considerado crime, de acordo com o Código Penal turco.

 

“Qualquer pessoa com mais de 18 anos é considerada legalmente adulta e a sua vida sexual não deve estar sujeita a supervisão externa”, vincou.

 

A medida reacendeu as críticas ao Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder, acusado há vários anos de tentar islamizar gradualmente o modo de vida na Turquia, um país oficialmente laico.

A Semana com Lusa 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 14 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos