A tradicional festa de Santa Cruz e Pidrona do Rabil, Boa Vista, celebrou mais um ano de cultura e fé, com diversas atividades, e teve como ponto alto a homenagem a antigos membros da comissão organizadora do evento.
Os professores Jorge Tomar e Cecílio Pinto, Carlos Mendes, das áreas do desporto e da cultura, Cecílio Morais, descendente de antigos organizadores da festa, Eugénio Gomes, DJ ainda activo, e Lucas Tomar, ex-futebolista e jovem activo na comunidade, foram os seis homenageados da noite de 03 de Maio.
Segundo Francisco Mosso, um dos membros da atual comissão, a intenção da homenagem foi reconhecer a “iniciativa louvável” dos homenageados, por terem assumido a organização da festa num período em que as “pessoas maiores” já se estavam a sentir cansadas, mantendo assim a tradição.
“Penso ser justo homenageá-los pela confiança que tiveram, e também pelo que fizeram por Rabil e Boa Vista”, afirmou Francisco Mosso.
O mesmo considerou que o balanço da festa deste ano foi positivo, apesar dos desafios na organização em um curto período, e a iniciativa de trazer mais público para a noite cultural “foi um sucesso”, mantendo viva a tradição.
Além das celebrações religiosas, como procissão e missa, foram realizadas actividades tradicionais como alvorada de tambor, "cotxida" de milho, matança de galo e guerra de bode, almoço e jantar popular, torneios de jogos de mesa e futsal e jogos infantis, entre outros.
Francisco Mosso considerou que a actuação de artistas no palco na noite cultural é uma das actividades que mais pessoas atrai de outras localidades.
Entretanto, a artista cabeça de cartaz, Ceuzany Pires, conseguiu apresentar apenas duas músicas devido a uma chuva que começou no momento da sua actuação e que levou ao encerramento do espetáculo.
As celebrações terminam hoje, 04 de maio, no Rabil, onde haverá actividades como desfile de naviozinho, “panhá boi” e jantar popular.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments