sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

‘Starbucks’ sob boicotes por discriminação racial fecha 8000 lojas para treinar 175 mil funcionários – Como fica o acordo com o café do Fogo?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A multinacional norte-americana Starbucks – que em outubro último era destacada em Cabo Verde por ocasião da exportação de mais de onze toneladas de café do Fogo — está a rever as suas práticas num momento em que está sob fogo intenso, com pedidos de boicotes por parte dos clientes depois dum incidente na última quinta-feira 12. Foi o caso que dois homens “afroamericanos” foram presos numa loja Starbucks en Filadélfia, por não terem feito o pedido enquanto aguardavam a chegada duma terceira pessoa.

 

"Peço sinceras desculpas aos dois homens presos", disse o CEO da Starbucks, Kevin Johnson depois que o caso saltou para a opinião pública. "A Starbucks opõe-se firmemente à discriminação, ou à discriminação racial", disse em comunicado.

Entrevistado pela ABC News nesta segunda-feira, 16, prometeu "uma exaustiva revisão" das práticas da empresa. Anunciou ainda o despedimento do gerente que chamou a polícia.

O incidente foi filmado por vários clientes, e através de testemunhos tornou-se evidente que há tratamento diferenciado segundo a cor da pele. Brandon Ward a quem foi negada a chave do WC, sob a alegação de que ainda não comprara nada, filmou Weston que aceitou testemunhar que a ele lhe tinham dado a chave sem fazer perguntas sobre se comprara algo, o que ele também não tinha feito. A diferença de tratamento “teve em conta só mesmo a cor da pele”, concluíram ambos.

A maior rede de lojas que servem café no mundo, sediada em Seatle, registou em 2017 uma receita de 22.390.000.000 de dólares (mais de dois biliões CVE). 2017 foi também o primeiro ano em que a Starbucks recebeu onze toneladas de café do Fogo, no quadro do acordo de fornecimento com a “Fogo Coffee Spirit”.

Fontes: BBC/ Getty Images (foto). Arquivo: www.asemana.publ.cv/?Ilha-do-Fogo-Mais-de-onze-toneladas-de-cafe..., 15/10/2017

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 13 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 12 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 11 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos