sábado, 30 agosto 2025

E ECONOMIA

×

Alerta

Joomla\CMS\Cache\Storage\FileStorage::_deleteFolder Falha a eliminar 7279841658489a6b61126cfd856c0159-cache-page-7ec5d776f9e6addbf89800d08dee6e5f.php

Preços médios de importação do milho trigo e arroz mais caros em Fevereiro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os custos de géneros da primeira necessidade estão mais caros em Cabo Verde. Os preços médios de importação do milho, trigo e arroz permaneceram em alta, registando em Fevereiro um aumento, comparado ao médio de Janeiro, informou hoje a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA).

Os custos de géneros da primeira necessidade estão mais caros em Cabo Verde. Os preços médios de exportação do milho, trigo e arroz permaneceram em alta, registando em Fevereiro um aumento, comparado ao médio de Janeiro, informou hoje a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA).

Segundo a nova edição do Relatório Mensal do Mercado Internacional (RMMI) citado pela Inforpress, os preços médios de exportação do milho, trigo e arroz aumentaram 6,4 por cento (%), 5,1% e 0,7%, respectivamente, comparado ao médio de Janeiro.

A agência reguladora destaca também no relatório que o excedente de produção do açúcar continua a provocar uma queda nos preços mundiais do produto.

O mercado mundial do trigo em Fevereiro foi muito influenciado pela preocupação com a próxima safra em algumas áreas, particularmente com as culturas de inverno nos Estados Unidos, refere a ARFA.

O relatório diz também que o comportamento dos grandes exportadores também foi sustentado pelos movimentos no mercado cambial e seu impacto na competitividade para exportação.

Os preços médios de exportação do milho oscilaram em alta pelo quarto mês consecutivo, com o aumento em Fevereiro sustentado em grande parte, pela forte procura no hemisfério norte.

As transações no mercado mundial do arroz foram influenciadas por vários factores, com maior ênfase na fraca procura, sendo que alguns importadores estão relutantes em entrar no mercado antes da disponibilização da colheita da Tailândia e do Vietname, explica o relatório.

As notícias de que o Bangladesh e Filipinas terão cancelado ou adiado grandes volumes de compras também pressionou o mercado.

A ARFA confirma também que os preços de exportação do açúcar continuam em queda, com o preço médio de fevereiro cerca de 3,4% abaixo do médio do mês anterior.

O comportamento dos operadores económicos continua sob a influência do excedente de produção mundial, reflectindo, particularmente, a recuperação da produção na Índia, sublinha o relatório. C/Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 6 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
7 days 21 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 14 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos