O Conselho de Administração da SDTIBM estará, de hoje até sexta-feira, 29, na ilha da Boa Vista. Objectivo: deliberar sobre uma dúzia de projectos turísticos e imobiliários a serem implementados na ZDTI (Zona de Desenvolvimento Turístico Integral) de Chave.
De acordo com uma nota da SDTIBM, trata-se de uma nova fase da actividade dessa sociedade, ou seja, a da aprovação dos projectos de desenvolvimento turístico para as ZDTI das ilhas da Boa Vista e do Maio e sua respectiva implementação, a qual irá dar maior visibilidade ao projecto global do desenvolvimento turístico desenhado para essas duas ilhas.
Esta fase, acrescenta mesma nota, foi precedida de um amplo trabalho preparatório de realização de estudos importantes em matéria de ordenamento do território dessas ZDTI, infra-estruturação, definição de políticas de cedência e afectação dos terrenos, bem como de instituição de critérios para a apresentação e avaliação de projectos turísticos.
Importa ainda referir que, para a SDTIBM, o mais importante em todo este processo é a aprovação de projectos de investimento de grande interesse para o desenvolvimento turístico das ilhas da Boa Vista e do Maio, constituindo a venda de terrenos um aspecto secundário e dependente da qualidade dos projectos. Aliás, a disponibilização de solos, dependendo das circunstâncias, poderá assumir outras formas que não a venda tout court, nomeadamente a de direito de superfície.
No caso particular da próxima reunião do CA, vão estar em pauta decisões de grande impacto, pelo volume dos investimentos em causa para a ZDTI de Chave, os quais envolvem montantes superiores a mil e quinhentos milhões euros, o que significa, e este é um dado relevante, a criação de milhares de postos de trabalho.
Caminhando desta forma, conclui a nota da SDTIBM, as ilhas de Boa Vista e do Maio poderão vir a ser o mais importante destino turístico de Cabo Verde, tanto do ponto de vista da qualidade do turismo como do impacto deste no desenvolvimento do país.
Terms & Conditions
Report
My comments