quinta-feira, 21 novembro 2024

E ECONOMIA

Fogo: Projecto Destino Fogo capacita instituições da sociedade civil sobre elaboração de programas e projectos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O projecto Destino Fogo - Desenvolvimento Ecológico e Sustentável do Turismo e Inovação da Oferta, implementado pela Organização Não-governamental Italiana, Cospe, realiza hoje e sexta-feira uma acção de capacitação dos parceiros sobre metodologia de elaboração de programas e projectos.

A capacitação de dois dias sobre a teoria de mudança (TOC) é destinada às instituições e organizações da sociedade civil da ilha do Fogo e enquadra-se nas actividades de reforço da sociedade civil do novo projecto financiado pela União Europeia e implementado pela Cospe em parceria com outras instituições.

A capacitação terá uma parte teórica e outra prática e visa sobretudo o material de elaboração de programas e projectos, segundo a mobilizadora comunitária do projecto Destino Fogo.

O coordenador local do projecto, Gerson Pires, destacou que a teoria de mudança é uma metodologia utilizada para elaborar projectos, mas é também uma metodologia exigida pelos financiadores que não querem saber apenas dos resultados, mas sobretudo dos impactos que a acção, o programa e o projecto terão a médio e longo prazos, ultrapassando o período de vigência do projecto.

O coordenador explicitou que é por esta razão que o projecto está a promover a acção de capacitação tendo em consideração que tem uma parte de reforço da sociedade civil da ilha do Fogo, sublinhando que esta capacitação é dirigida às pessoas das instituições e organizações de sociedade civil que trabalham com a elaboração de projectos e programas para reforçar as suas competências nesta matéria e com base na teoria de mudança.

O novo projecto está voltado para o desenvolvimento do turismo sustentável nas áreas protegidas de Cabo Verde e o seu objectivo é criar oportunidades para o desenvolvimento do turismo para que as comunidades locais tenham um desenvolvimento económico e social dentro do turismo.

O Destino Fogo, iniciado em Novembro de 2023, terá a duração de três anos e conta com um financiamento de mais de um milhão de euros (1.055.000), perto de 120 mil contos cabo-verdianos, dos quais 200 mil euros serão disponibilizados para as cooperativas, empresas e associação visando implementação de actividades de diversificação turística e requalificação de estruturas de acolhimento.

O projecto Destino Fogo - desenvolvimento ecológico e sustentável do turismo e inovação da oferta em Fogo” é implementado pela ONG Cospe em parceria com a Associação Projecto Vitó, Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseado no Género (ACLCVBG), Laço Branco, Associação FG Turismo, Associação Italiana Turismo Responsável (AITR) e as três câmaras da ilha.

 

A Semana com Inforpress

 

22 de fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 23 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 22 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 21 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos