domingo, 06 julho 2025

E ECONOMIA

Em Bangkok, Guterres deixa aviso sobre "preço da fratura global"

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Caiu na segunda-feira, 4, o pano sobre a 35ª conferência bianual da ASEAN-Associação das Nações do Sudeste Asiático, que reuniu durante três dias na capital tailandesa, as lideranças da região Ásia-Pacífico mas também a nível global para discutir as trocas comerciais. A ausência de Trump reforçou a liderança de Xi.

A China tenta reforçar a sua influência na região com uma parceria económica estratégica. António Guterres volta a alertar para a "perigosa fratura" que ameaça a economia global:

"Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar esta grande fratura e manter o sistema universal, uma economia universal com respeito universal pelo direito internacional. Um mundo multipolar com instituições multilaterais fortes. E acredito firmemente que as nações da ASEAN estão bem posicionadas para desempenhar um papel fundamental na solução desta questão", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas no encerramento da conferência.

A assinatura do tratado foi adiada para 2020, mas a ausência de Donald Trump — que enviou apenas o secretário do Comércio, Wilbur Ross, acompanhado do assessor para a Segurança Nacional da Casa Branca, Robert O’Brien — suscita receios sobre a hegemonia da China na região.

Fontes: AFP/AP

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 13 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos