O Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, Sidónio Monteiro, chefia a delegação de mais de cem pessoas que representa Cabo Verde na II Edição dos Jogos da Lusofonia, que acontece de hoje, 11, a 19 deste mês, em Lisboa.
Organizado pelo Comité Olímpico de Portugal, os II Jogos da Lusofonia vão reunir desportistas de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sri lanka e Timor-leste.
A ideia central desta segunda edição dos jogos da lusofonia é proporcionar aos países participantes a oportunidade de debater estratégias de acesso ao desporto ao mesmo tempo que os sensibiliza para a prática desportiva, voltada especialmente para crianças e jovens.
Esta reflexão é considerada essencial pela sua repercussão na saúde, educação, bem-estar das populações e, consequentemente, nas políticas de desenvolvimento de cada país membro da organização.
Cabo Verde é representado nesse certame desportivo por uma delegação composta por mais de uma centena de pessoas, entre atletas e dirigentes desportivos das modalidades de atletismo, basquetebol, futebol, judo, vólei de praia, voleibol e desporto para deficientes.
«O Governo de Cabo Verde, no âmbito de um convite formulado aos ministros dos desportos da Lusofonia, estará representado pelo Ministro-Adjunto e da Juventude e Desportos, Sidónio Monteiro, que participará na cerimónia de Abertura dos Jogos, prevista para dia 11 de Julho, e acompanhará de perto o desempenho e prestação dos atletas cabo-verdianos», diz nota do governo.
O documento destaca que a participação de Cabo Verde nesta segunda edição dos Jogos da Lusofonia conta com um amplo apoio e financiamento do Governo de Cabo Verde através do Ministério da Juventude e Desportos. Isto sem contar com o envolvimento das Federações e do Comité Olímpico Nacional, bem como o significativo patrocínio das empresas TACV e ASA.
De salientar que a I Edição dos Jogos da Lusofonia foi realizada no ano de 2006, em Macau, uma das antigas colónias de Portugal na Ásia, agora sob a administração directa da República Popular da China.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments