A Académica da Praia só precisa empatar contra o Santa Maria no jogo deste sábado, na Várzea, para garantir um lugar nas semifinais do campeonato nacional de futebol. O Mindelense está bem próximo de assegurar a outra vaga do grupo A.
As duas equipas, Académica da Praia e Mindelense, praticamente asseguraram as duas vagas da poule A graças às vitórias na jornada passada por igual score (2-1) sobre os Onze Unidos e a Ultramarina, respectivamente. Somaram nove pontos em três partidas e deixaram as outras equipas em muito “maus lençóis”.
O Santa Maria, que empatou a três bolas com o Foguetões, é a equipa com mais possibilidade de causar uma reviravolta no grupo. Ainda assim, a equipa do Sal não depende apenas de si para se qualificar às semifinais. Precisa vencer os três jogos que lhe faltam – inclusive o encontro em atraso com a Ultramarina – e torcer para que o Mindelense vença a Académica da Praia na última jornada desta etapa da prova.
Mais remotas são as possibilidades dos Onze Unidos, com três pontos e duas partidas por disputar, e a Ultramarina, que tem duas derrotas e mais três encontros pela frente. Estas dependerão de uma combinação quase improvável de resultados para passar à fase seguinte. As duas equipas enfrentam-se no Maio e um empate na partida colocará ambas fora da corrida.
Quem já joga apenas para cumprir calendário é o Foguetões. A equipa do Paúl somou apenas um ponto em três partidas e mesmo que vença os próximos dois jogos não chegará à pontuação do Mindelense e da Académica da Praia. Este fim-de-semana, o Foguetões vai à ilha de São Vicente defrontar o Mindelense.
O grupo B está mais equilibrado. O Sporting da Praia chegou aos sete pontos, graças à vitória de 3-0 sobre o Sporting, e apanhou na liderança da poule o Morabeza, que empatou em casa a zero com a Académica da Boa Vista. Os Vulcânicos foram ao Tarrafal de Santiago bater o Estrela dos Amadores por 2-0 e saltou para o terceiro posto com quatro pontos.
Todas as equipas dessa poule ainda têm chance de passar à próxima fase, embora a Académica da Boa Vista, com apenas um ponto, o Sporting do Porto Novo e o Estrela dos Amadores, ambas com três pontos, dependem de um milagre para superar os três primeiros classificados.
Esta semana o Sporting da Praia enfrenta o Morabeza da Brava na Várzea e quem vencer praticamente garante a vaga para as semifinais. Os Vulcânicos recebem o Sporting do Porto Novo em São Filipe e, se ganhar, continuam com chances reais de chegar às semifinais, independentemente do resultado entre os “leões da capital” e o Morabeza.
Ainda neste grupo, o Estrela dos Amadores joga contra a Académica da Boa Vista num encontro dos “aflitos”.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments