quinta-feira, 21 novembro 2024

C CULTURA

Vereador da Câmara da Praia: Autarquia é que tem financiado quase que “exclusivamente” o Carnaval

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, disse, este domingo, à Inforpress que a edilidade é que tem financiado quase que “exclusivamente” o Carnaval na Cidade da Praia.

“A câmara é que tem financiado, quase que exclusivamente, o Carnaval, quer na formação dos grupos (…) quer investindo na preparação do espaço de ensaio, quer financiando os grupos. A câmara da Praia tem financiado todos os tipos de actividade que é cultura da nossa cidade e da nossa ilha”, afirmou.

Faltando apenas sete dias para o desfile oficial do Carnaval na Avenida Cidade Lisboa, o autarca fez saber que os grupos oficiais, os grupos de animação, e as escolas e jardins-de-infância já receberam o montante disponibilizado pela autarquia.

Neste momento, informou, estão a ultimar os preparativos para preparar o “sambódromo”, na Avenida Cidade Lisboa e a montar todo o sistema de som, iluminação e bancada.

Conforme referiu a Inforpress, desde do ano passado, a autarquia tem feito um “forte investimento” no Carnaval, com a aquisição de bancadas com mais de 1000 lugares para os foliões, na formação dos grupos com o sambista brasileiro Dudu Nobre e na formação dos grupos oficiais em São Vicente.

António Lopes da Silva garantiu ainda que vão continuar a fazer um “bom investimento” para melhorar e dar mais qualidade ao Carnaval na Cidade da Praia.

“O investimento que foi feito no ano passado é um investimento que vai repercutir para os próximos anos. Vamos capitalizar todos os investimentos. A bancada é para servir no Carnaval, nos festivais, nas actividades desportivas e é um investimento duradouro”, ressalvou.

Desfile e grupos

A festa do Rei Momo inicia-se no sábado, 02 de Março, com o desfile, à noite, do grupo de animação Batucassamba, que vai prestar uma homenagem ao compositor Antero Simas, retratando na Avenida a sua composição “Doce Guerra: Um Hino a Cabo Verde”.

No domingo, 03, a Avenida é dos mais pequenos que vão representar as suas escolas e os seus Jardins-infantis, colorindo as ruas e animado os foliões com muita música e dança no pé.

Já no dia 05, é a vez dos cinco grupos oficiais saírem às ruas para brincar mais uma festa do Rei Momo.

Vindo d´ África apresenta o enredo “Diversidade cultural Cabo Verde e China”, Vindo do Mar retrata “Cabo Verde em seis momentos”, Sambajo leva à Avenida “Uma Viagem a Brasil”, Bloco Afro Abel Djassi conta a “Histórias de Cabo Verde no cruzamento de identidades culturais” e Maravilhas do Infinito aborda o “Tesouro do oriente, a rota das especiarias”, refere a fonte referida.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 1 hour

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 22 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos