sábado, 30 agosto 2025

A ATUALIDADE

Ilha do Sal: “ISAT foi pensado para o contexto económico da ilha mas tem abrangência nacional “-ministro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro da Educação disse esta terça-feira no Sal que o Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo (ISAT) foi pensado para o contexto económico da ilha, mas tem abrangência nacional, autonomia e uma gestão de proximidade e de qualidade.

Amadeu Cruz fez esta afirmação ao presidir ao acto oficial da abertura da unidade orgânica do ISAT, que aconteceu na tarde de ontem no Salão Nobre do Paços do Concelho da Câmara Municipal do Sal.

Para o titular da pasta da Educação, o instituto vai responder às demandas formativas da ilha e do país, mas, desde já, tem a missão de “servir da ponta avançada do processo de internacionalização do ensino superior cabo-verdiano”.

“É com muita honra e privilégio que procedemos à abertura solene do ano académico no ISAT, aqui na Ilha do Sal, antes um sonho dos jovens e agentes educativos da Ilha, agora uma realização de âmbito regional, nacional e com a missão de ser também uma realização a nível internacional”, frisou.

Para Amadeu Cruz, este acto reveste-se de um “simbolismo profundo”, já que é portador de “vários indicadores sobre a eficácia da política do Governo no sector da educação e do ensino superior”.

“O Governo vem apostando no conjunto de reformas institucionais no sector da educação e do ensino superior, com níveis de resultados que concernem ao cumprimento dos objectivos estratégicos constantes do programa do Governo, que muitos consideram excelentes num contexto em que tivemos conjunturas desfavoráveis”, continuou.

A mesma fonte lembrou que o Governo assumiu o compromisso de reforma do sistema educativo, com foco na convergência curricular do ensino básico, do ensino secundário e consequente alinhamento progressivo com os padrões de qualidade.

O governante sublinhou ainda que o Ministério da Educação está “firmemente empenhado” na implementação do programa que protagoniza uma educação de excelência propiciadora da construção de um perfil cosmopolita das novas gerações, com competências linguísticas e tecnológicas para interagir com o mundo.

Quanto às construções, modernização e adequação das infraestruturas educativas, o ministro garantiu que o Governo “programou e realizou várias intervenções na melhoria das infraestruturas educativas, para a materialização dessa política de melhoria dos padrões de qualidade do ensino".

Por sua vez, o reitor da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), João do Monte, aproveitou para declarar o compromisso da UTA, em “tudo fazer”, dentro das suas possibilidades para que esta jornada que ora inicia seja “coroada” de muitas conquistas.

“Esta visão é fruto do reconhecimento de que qualquer iniciativa que seja colocada em prática, com foco no desenvolvimento, somente poderá atingir as metas preconizadas se tiver associada a ela uma estratégia assente no conhecimento, que permita colocar à sua disposição os recursos humanos qualificados em qualidade e nas quantidades necessárias”, sustentou.

João do Monte aproveitou ainda para reiterar o compromisso da UTA para com as políticas nacionais e locais, em curso e futuras, da parte das instituições da República.

O ISAT terá o seu Campus no edifício do antigo Hotel Atlântico em Espargos, mas enquanto prosseguem as obras para requalificação do edifício, a sede administrativa do ISAT vai ficar instalada no edifício do Ministério do Turismo e Transportes.

Nesse período de tempo, as aulas e actividades de investigação ocorrerão no edifício do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e no auditório do Clube do Académico do Sal.

A oferta formativa inicial é composta por dois cursos de licenciatura, Gestão e Fomento do Turismo e Gestão e Planeamento da Aviação Civil, já com 40 estudantes selecionados.

As aulas terão início no próximo dia 10 de Outubro.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
20 hours 30 minutes

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
1 day 2 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
1 day 13 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos