As actividades da campanha de prevenção e rastreio do cancro da mama e colo do útero arrancaram esta segunda-feira na ilha, promovidas pelo Núcleo Boa Vista ACLCC e parceiros locais, no âmbito do Outubro Rosa, mês de conscientização.
A campanha, que teve o acto de abertura na Delegacia de Saúde de Sal Rei, vai decorrer até o dia 05 Outubro, envolvendo ainda, além do Núcleo da Boa Vista da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro, a Delegacia de Saúde e a Câmara Municipal da Boa Vista.
Durantes estes dias uma equipa de médicas especialistas, constituída pela cirurgiã oncológica Emília Vieira (Portugal), o enfermeiro gestor da diabetes José Vicente (Portugal), a hematologista Conceição Pinto, a pneumologista, Odete Silva, a de saúde reprodutiva Emely Santos, a nutricionista Adelaide Delgado e a citotécnica Dúnia Miranda vão orientar as consultas, formação e rastreio que vão correr os povoados do interior da ilha.
Antónia de Carvalho, uma paciente que foi diagnosticada com cancro de útero em 2023, durante a campanha de despiste, e que seguiu tratamento em Portugal, deixou o seu testemunho às mulheres presentes no evento, encorajou-as a cuidarem e a fazerem o controlo para evitar "tragédias".
Também os representantes das instituições parceiras desta campanha destacaram a importância da prevenção e detecção precoce da doença e apelaram às mulheres presentes a passarem a palavra às filhas, mães, tias, para que toda a família possa aderir à causa.
A presidente do Núcleo Boa Vista ACLCC, Raquel Lima, aproveitou a oportunidade para agradecer a todas as instituições, em especial à Liga CCC de São Vicente, pela "grande" parceria, e reforçou que a palavra da campanha é “prevenção”.
Segundo a programação, nos restantes povoados as consultas, formação e rastreio do cancro da mama e do colo do útero vão ser feitas hoje, terça-feira, 01 de Outubro, das 09h00 às12h30 na localidade de Bofareira e das das14h30- 18h00 em Povoação Velha.
O calendário prevê para o dia 02, quarta-feira, das 09h00 às 13h00, uma acção em Estância de Baixo e das 14h30 às 18h00, no Rabil.
No dia 03, quinta-feira, das 14h00 às 18h00, os especialistas vão estar em João Galego.
Na sexta-feira, 04 de Outubro, a Feira de Promoção da saúde, prevenção do cancro e outras doenças e rastreio do cancro da mama e do colo do útero estará das 9h00 às 13h30, no Largo Ka Gadji.
À tarde, a partir das 17h00, haverá uma conversa aberta sobre cancro da mama com a médica Emília Vieira no Centro de Artes e Cultura (CAC), seguido do lançamento do livro “O que Faço? Tenho Cancro da Mama”, da autora de Emília Vieira, às 18h30.
No sábado, 05 de Outubro, encerram as actividades da campanha com a “Caminhada Rosa”, que parte às 09h30 do Polivalente Djidjung e vai percorrer as ruas de Sal Rei até a praia Diante.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments