A praça de Santa Filomena, um dos bairros mais populosos da cidade, vai ser requalificada antes do final do ano, disse segunda-feira, 30 de Setembro, o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva.
O projecto da nova praça de Santa Filomena, que está integrado no projecto maior e que visa a requalificação de toda a zona de Santa Filomena, Pé de Campo e Ponta de Controlo, foi socializado na noite de segunda-feira, 30 de Setembro, com os moradores do bairro.
No mesmo dia, a câmara lançou um concurso restrito para selecção de empresa de construção civil para a sua execução.
O edil avançou que a requalificação da praça faz parte do projecto de asfaltagem de parte de estrada e que a mesma irá estar em sintonia com a envolvente de estrada.
“Já concluímos o sistema de drenagem da Rua Trás de Shell, iniciamos hoje [segunda-feira] a preparação para a drenagem do Estádio 5 de Julho que vai ligar com drenagem da Rua Trás de Shell e acredito que dentro de dois meses teremos o processo de asfalto nesta zona”, afirmou Nuías Silva, que destacou a necessidade de primeiro trabalhar a questão da drenagem.
Os trabalhos da requalificação da praça, Pé de Capo, Santa Filomena e Ponta Controlo, representam, segundo Nuías Silva, “valores avultados de investimentos” que vão mudar “completamente” estes bairros.
A parte norte do Estádio 5 de Julho vai receber obras no decorrer de Outubro com a construção de muro e colocação de pavês na zona pedonal e a asfaltagem de toda a extensão de Santa Filomena até Ponta Controlo com criação de estacionamento no final de zona de Ponta Controlo.
Com relação a praça, a requalificação consiste na substituição do piso, redimensionamento dos bancos e sistema de iluminação, construção de rampa de acesso para que seja um espaço inclusivo, demolição dos separadores existentes que dificultam o trânsito e colocação de marcas no pavimento para permitir as pessoas circularem com segurança e internet gratuita
“Hoje estamos a socializar e hoje foi lançado o concurso para seleção de empresas e acredito, pela dimensão da obra que num prazo de dois meses estará concluída”, disse Nuías Silva, que lembrou que alguns equipamentos estão em São Filipe, como os candeeiros e o município dispõe de disponibilidade financeira para executar o projecto.
Com a requalificação da praça de Santa Filomena e conclusão da construção da praça de Terra Branca, no eixo Cruz dos Passos a Terra Branca os munícipes passaram a dispor de, pelo menos, quatro praças com serviço de internet e três com parques infantis modernos.
Antes de socializar o projecto da requalificação da praça de Santa Filomena, bairro de onde Nuías Silva é originário, o edil e a sua equipa visitaram o polivalente de Monte Tabor (norte) que foi construído de raiz e que representa um investimento de mais de 16 mil contos incluindo IVA.
A construção de polivalente de Monte Tabor, segundo Nuías Silva, só não foi inaugurado porque as chuvas de semana passada impediram a empresa de proceder a pintura do piso, o que deverá acontecer dentro de dias e assim que for concluída as obras a infraestrutura será liberada à comunidade, sobretudo os jovens.
Um morador de Monte Tabor disse que a construção do polivalente é uma reivindicação antiga e que vem arrastando desde o primeiro mandato de Eugénio Veiga e conheceu vários constrangimentos, mas que “praticamente” está concluída para a satisfação da comunidade.
A infraestrutura dispõe de balneários, iluminação artificial, bancada, vedação e terá capacidade para a prática de quatro modalidades: andebol, futsal, basquetebol e voleibol.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments