domingo, 04 outubro 2026

ENTREVISTA: “Biblioteca Nacional tem que ser efectivamente a casa da literatura cabo-verdiana” – escritor

Numa entrevista a propósito do Prémio Oceanos 2024, de que é um dos 60 semifinalistas, com a obra poética “Perder o pio a emendar a morte”, o escritor reconhece mérito nos seus domínios de actuação académica - a história - a algumas das pessoas que fazem parte do conselho científico da instituição.

“Estimo por demais pessoalmente um deles, e intelectualmente dois e da direcção, pessoas que têm aceitado a incumbência de escrever prefácios a obras clássicas da literatura cabo-verdiana, pessoas essas que não se conhecia qualquer ligação relevante a esse campo, o campo da literatura, sobretudo se esse processo, visto de fora, tresanda a amiguismo. Pela estima pessoal e intelectual que me merecem, deveriam afastar-se disto”, criticou.

Para José Luiz Tavares, isto não é aceitável, nem pode continuar.

“Eu sei que muitas das pessoas que lá estão são pessoas sérias, competentes e desprendidas, mas não terão feito, na minha subjectiva opinião, a melhor avaliação ao aceitarem incumbências em domínios para os quais, se calhar, não têm a melhor preparação cultural e científica, ou até a simples vocação”, sublinhou.

A Biblioteca Nacional, disse José Luiz Tavares, não tem de estar associada eventos de história, a não ser que sejam sobre a história do livro ou da literatura.

“A história tem os seus departamentos próprios, quais sejam o IPC ou o Arquivo Histórico. As energias e recursos da Biblioteca Nacional têm que ser canalizados para o livro, a literatura e a leitura”, adiantou.

O escritor pediu, por isso, a devolução “efectiva, e não apenas no papel”, da autonomia administrativa, financeira e patrimonial à Biblioteca Nacional e “exija-se-lhe uma nova vida, nomeadamente tendo à frente e na sua entourage pessoas com provas dadas no domínio da literatura canónica, da leitura, do livro literário e do trato com os escritores”.

Sabendo que o ministro não é criador nem é especialista ou expert em matéria de literatura, o poeta José Luiz Tavares diz que deve então ter à frente da casa da literatura alguém que efectivamente perceba de literatura. “Para não estarmos a dar cobertura ao lixo literário, de todos os feitios, idades e proveniências, que tem infestado impunemente esse domínio da criação”, acrescentou.

“Isto não tem a ver com fulano a ou b, tem a ver com uma visão de fundo. Não espero que isso vá acontecer, mas fica o meu posicionamento”, salientou.

Outra questão criticada pelo poeta é a concorrência que ele diz que a Biblioteca Nacional faz às poucas editoras privadas que existem em Cabo Verde.

“A Biblioteca Nacional deve executar a política do livro, não fazer concorrência e comércio contra as editoras privadas, sobretudo pela exiguidade do mercado e pelos baixíssimos índices nacionais de leitura”, disse.

E prosseguiu: veja-se o caso das obras clássicas da literatura cabo-verdiana. Ando há anos a bater na mesma tecla: não deve ser a Biblioteca Nacional a editá-las. Sendo os únicos livros rentáveis em Cabo Verde, devem ser publicados editais para as entidades privadas editarem esses livros, o que lhes poderá insuflar algum oxigénio financeiro. A Biblioteca Nacional não tem que lucrar com essas obras, tem apenas que zelar pela sua disponibilização em condições ideais de edição e de preço no mercado.

Outro aspecto é o protocolo celebrado com os Correios para o envio dos livros. Segundo José Luiz Tavares, esse protocolo deveria ser, primacialmente, dirigido às editoras e livrarias privadas, e não à Biblioteca Nacional, um organismo do Estado, podendo ela ser um intermediário privilegiado.

“Estranho é que seja um governo de direita a retornar a um estatismo num domínio em que não faz nenhum sentido, e, pelo contrário, é pernicioso, contra o mercado, a livre iniciativa e a sã concorrência.

Estarei em Cabo Verde na semana de 2 a 9 de Setembro. Se o novo ministro quiser ouvir-me, terei todo o gosto em falar com ele. Foi assim com o Abraão Vicente, a quem dei bons conselhos, antes e depois de chegar a ministro, mas depois, cheio duma vaidade e bazófia vácuas, do propósito de instrumentalização da cultura para fins propagandísticos e de promoção pessoal, e até por envergonhada inveja, ele que queria ser multiartista e criador, acabou no que acabou, e cujos contornos todos os que me leem conhecem”, afirmou.

 

A Semana com Inforpress

Colunistas

Alexandre Vieira Fontes
Alexandre Vieira Fontes
18 Sep. 2026
Filomena Silva: uma jornalista de coragem e...
Léo Rosa de Andrade
Léo Rosa de Andrade
31 Aug. 2026
A ÉTICA DO DESINTERESSE, A VIDA EM...
César Augusto G. Garcia
César Augusto G. Garcia
21 Aug. 2026
COISAS DO ESTADO ou ESTADO DE COISAS...

Comentários

joão do rosário
27 dias atrás 11 horas atrás

SENHOR PRESIDENTE, DEIXE-SE DE TRETAS: NÓS SABEMOS QUEM O SENHOR É José Maria Neves vem agora dizer que é “muito melho ...

jcf
29 dias atrás 4 horas atrás

Cabo Verde tem uma facilidade extraordinária para comentar o que se passa na casa dos outros. Guiné-Bissau, Angola, Moçamb ...

joão do rosário

Isto já parece gozo. 177 casos desde o início do ano e já estão outra vez a sacudir o fantasma da pandemia. Sem números ...

Pub-Reportagem

publireport