sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Autárquicas’2024/Santiago Norte: UCID concorre pela primeira vez em Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) anunciou este sábado que o partido vai concorrer, pela primeira vez, em Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos, em Santiago Norte, nas eleições autárquicas deste ano.

“A UCID vai concorrer em Santiago Norte em três municípios, sendo que em Santa Catarina, pela segunda vez, e em Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos, pela primeira vez”, declarou João Santos Luís.

O líder da UCID falava à imprensa, à margem da apresentação dos candidatos do partido à presidente da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos nas eleições autárquicas deste ano, respectivamente, Audino da Silva Fernandes e Maria Camila Tavares Pinto, e João Sanches Monteiro e José Maria Gomes Rebelo.

É a primeira vez que a UCID apresenta candidatura à Câmara Municipal de Santa Cruz por considerar a hora e o momento certos e, sobretudo, para responder ao chamamento de uma boa franja da população deste município, que revê no partido democrata cristão de Cabo Verde capacidade, humildade e coerência na forma como faz e utiliza a política para defender os cidadãos”, justificou.

No caso de São Lourenço dos Órgãos, João Santos Luís disse que, não obstante ser a primeira vez que a UCID apresenta uma candidatura à câmara municipal, o partido “vem com a lição muito bem estudada e sabe o que vem fazer e como fazer, para que acções práticas levadas a cabo, surtam efeitos positivos na vida das pessoas que habitam neste maravilhoso concelho”.

Com entrega, capacidade, determinação, humildade e sentido de servir o município e as suas gentes as coisas acontecerão de uma forma totalmente diferente daquele que vem acontecendo até hoje”, acrescentou o também deputado nacional.

O líder da UCID, que lamentou o facto de os dois municípios estarem a perder a sua população, sobretudo jovem, adiantou que o partido que dirige vai elaborar um programa eleitoral que vai priorizar as potencialidades desses concelhos rurais.

De entre as áreas, destacou a agricultura, com realce para a mobilização de água, através de utilização de novas tecnologias, pecuária, turismo, juventude, formação profissional, habitação social e desporto.

Por outro lado, fez saber que as questões de saneamento, apoio ao desenvolvimento e qualificação do turismo no concelho, pesca, apoio às associações de diversas comunidades, serão “acarinhados e bem conseguidos pela gestão da UCID, caso vença a Câmara Municipal de Santa Cruz.

Sobre os candidatos, disse que os mesmos estão devidamente preparados para assumirem com toda a humildade os destinos destes dois municípios do Norte da ilha de Santiago durante os próximos quatro anos”.

Segundo o político, o objectivo único da UCID durante os próximos quatro anos de mandato, caso vença nos referidos concelhos, é devolvê-los “mais desenvolvidos” para que dêem aos visitantes e residentes “prazer de viver com melhor qualidade de vida”.

No caso particular de Santa Cruz, o líder da UCID pediu “uma viragem política”, notando que o facto de o concelho ser governado há duas décadas por uma única força política explica as razões da “estagnação” em que se encontra.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 13 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 12 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos