sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Santo Antão: Laboratório produz 5.500 cartelas de trichogramma para combater lagarta-do-cartucho do milho

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O laboratório insectário do Instituo Nacional Investimento e Desenvolvimento Agrário (INIDA) produziu 5.500 cartelas de trichogramma este ano para combater a lagarta-do-cartucho do milho, anunciou hoje o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente.

Em declarações à Inforpress, Orlando Jesus Delgado, que representa o ministério na Ribeira Grande (Santo Antão), explicou que cada cartela mede aproximadamente cinco centímetros por três e meio centímetros e é crucial na luta contra a lagarta-do-cartucho do milho, uma praga considerada nova na ilha e no país.

O laboratório, segundo Orlando Delgado, está a funcionar “muito bem” há aproximadamente três anos.

“Começámos a produção de trichogramma e, para além de servir a ilha, também serve São Vicente e São Nicolau. Portanto, produzimos uma borboleta que chamamos de Anagasta. Ela põe ovos que são recolhidos e depois parasitados pelo trichogramma, depois colocamos em cartelas e são distribuídas no campo”, elucidou.

Orlando Jesus Delgado afirmou ainda que a delegação está a aguardar a vinda de um técnico chinês a Santo Antão, que ajudará a melhorar a produção de trichogramma e também de outros inimigos naturais produzidos no laboratório.

A mesma fonte deu como exemplo que também são produzidos inimigos naturais para combater pragas na cana-de-açúcar e na bananeira.

“Os técnicos do INIDA são competentes e têm feito um excelente trabalho. Em relação a isso, estamos no bom caminho. Claro que é necessário criar melhores condições, mas, tendo as condições normais, acho que estão a fazer um excelente trabalho”, garantiu.

Orlando Jesus Delgado recordou ainda que antigamente o inimigo natural era importado do Brasil, porém sempre que “tivesse” atraso de transporte o trichogramma ficava retido nos aeroportos e os ovos passavam o tempo limite e o inimigo natural acabava por morrer, para além que custava elevados montantes ao Estado.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 22 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
6 days 4 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 9 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos