sexta-feira, 12 julho 2024

A ATUALIDADE

Irão/Eleições: Grupo opositor considera líder supremo o derrotado nas presidenciais

Votos do utilizador: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O grupo opositor Conselho Nacional de Resistência do Irão (CNRI) afirmou hoje que o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, é o derrotado nas eleições presidenciais realizadas sna exta-feira, que classificou de "farsa eleitoral", ganhas pelo reformista Masoud Pezeshkian.

Em comunicado, o CNRI, com sede em França, disse que vê "com bons olhos" que Khamenei permita que Pezeshkian assuma a presidência, mesmo que seja "com milhões de votos fraudulentos", por considerar que a sua eleição pode ser uma "fresta para abrir caminho a uma insurreição" e para "quebrar os laços que mantêm o regime unido".

"O sistema está com fendas por dentro", acrescentou, "e os lobos destroem-se uns aos outros".

Sobre o Presidente eleito, esta entidade associada ao chamado movimento 'mujahidin' sublinhou que, embora a sua eleição possa abrir um novo capítulo, não antecipa as desejadas reformas, já que ele próprio disse que Khamenei "define todos os planos e políticas" e que desviar-se deles é a sua "linha vermelha".

A presidente do CNRI, Maryam Rajavi, tinha já dito, numa cimeira de membros da resistência iraniana realizada em Berlim no final de junho, que se o novo Presidente "não tem intenção de continuar o caminho" do seu antecessor, Ebrahim Raisi - que morreu num acidente em maio - "deve abolir o ‘hijab’ (vestes para mulheres preconizadas pela doutrina islâmica) obrigatório e desmantelar as patrulhas que reprimem as mulheres”.

Também incluiu na lista de reformas imediatas o fim da tortura, libertar os presos políticos e eliminar a pena de morte, além de abolir qualquer forma de filtragem da internet.

Pezeshkian, um cirurgião de 69 anos, venceu as eleições com 53,6% dos votos contra o ultraconservador Saeed Jalili, com 44,3%.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 10 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days 8 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 12 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências