terça-feira, 08 julho 2025

A ATUALIDADE

Praia: Assembleia Municipal autoriza concessão de espaço público para instalação e exploração de lojas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Assembleia Municipal da Praia aprovou nesta quinta-feira a proposta de deliberação que autoriza a concessão do espaço público na Gamboa, conhecido como Boca Bala, para instalação e exploração de lojas de vestuário, bijutaria e restauração.

Em declarações à imprensa, após a aprovação da proposta, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, explicou que a obra, que já está na recta final, vai acolher lojas de vestuários, bijutarias e restauração a serem geridas por uma empresária do Senegal.

“Estamos a criar um palco para a manifestação de cultura e diversidade do continente africano, pelo que vai ter vestuários e confecções de pratos típicos do continente africano”, afirmou Francisco Carvalho.

Acrescentou que as obras executadas no espaço Boca Bala visam enriquecer a diversidade cultural, através de produtos africanos.

No entanto, o Movimento para a Democracia (MpD, oposição) votou contra a deliberação por achar que deveria haver concurso público, no sentido de dar oportunidade a outros investidores, conforme mencionou o deputado Manuel Vaz.

“A área da Gamboa é um espaço muito aliciante para investidores, sobretudo os nossos irmãos da costa de África que trabalham nesse ramo de vestuários e bijutarias, pensamos que a câmara deveria lançar um concurso público e assim analisar melhor projeto e melhor oferta”, citou o deputado.

Por seu lado, o líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Aquiles Barbosa, sublinhou que se trata de uma concessão para o período de dez anos e serve para a valorização da praia da Gamboa, dinamizando a economia da cidade.

Sobre a questão do concurso público, referiu que estão a atribuir à câmara municipal autorização para conceder o espaço público.

“Nós estamos a autorizar a edilidade para fazer o seu trabalho, seja para o concurso público ou ajuste direto, porque todos estão inseridos na lei”, sublinhou o líder da bancada do PAICV.

A VIII sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que arrancou hoje tem ainda sobre a mesa a apreciação e aprovação de deliberação que autoriza o incentivo à regularização de dívidas no âmbito do exercício das actividades económicas retalhistas, no município da Praia, para além da apreciação e aprovação que autoriza incentivos ao pagamento do Imposto Único sobre o Património, entre outras propostas.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 1 hour

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos