sexta-feira, 14 junho 2024

A ATUALIDADE

Semana d'África: 12 personalidades da comunidade imigrada homenageadas pela Câmara Municipal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Educação, Saúde, Comércio, Desporto, e Cultura são as áreas de atuação das personalidades da comunidade africana imigrante homenageadas pela Câmara Municipal de Mosteiros. O Evento aconteceu na noite de sábado, 25,"Dia da África", por ocasião da quarta edição de Sabores de África – Feira Gastronómica, que marcou o encerramento da Semana d’África deste ano.

Ao todo foram distinguidos 12 imigrantes, sendo quatro professores, uma enfermeira, um agente de restauração, um artesão e cinco vendedores ambulantes. Para a Câmara Municipal, este foi um dos principais acontecimentos da IV Semana d’África, que decorreu de 21 a 25 de maio.Fábio Vieira falou de “uma justa homenagem” a pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento do município em vários domínios e há largos anos.

Conforme o seu site oficial, o presidente da Câmara Municipal aproveitou o ensejo para falar das iniciativas da Câmara Municipal para a imigração, destacando programas e projetos inscritos nos instrumentos de gestão, exemplificando com a criação do Gabinete do Migrante e da Ouvidoria Municipal, a formalização de acordo de cooperação com a Alta Autoridade para a Imigração e com a Associação dos Imigrantes Africanos Residentes em Mosteiros e a promoção de atividades como a Semana d’África em Mosteiros.

Falando em representação dos homenageados e da Associação dos Imigrantes Africanos Residentes em Mosteiros, Mário N’Tchama, professor e desportista, agradeceu o gesto da Câmara Municipal e enalteceu o trabalho que a autarquia tem desenvolvido no domínio da integração e da inclusão sociais. Falou também da hospitalidade dos mosteirenses e das oportunidades que o município de Mosteiros oferece aos imigrantes.

Outras atividades

Antes da Feira Gastronómica, a Câmara Municipal promoveu várias outras atividades. Durante a Semana d’África, a praça Azambuja acolheu a primeira edição da Feira Africana, com participação de artesãos e operadores económicos locais e da imigração.

Houve também espaço para a promoção de jogos tradicionais, com provas durante dois dias (22 e 23).

No domínio do desporto, destaque para mais uma edição da Taça de Amizade em Futsal. Foi disputada no polivalente de Atalaia, na quinta-feira, 23, entre as equipas da Câmara Municipal e da Comunidade Imigrada. A vitória voltou a sorrir à equipa da CMM. O resultado final foi de 11-7.

De referir que na sexta-feira, 24, a Biblioteca Municipal acolheu uma palestra sobre “O pan-africanismo no pensamento de Amílcar Cabral”, que teve como orador Manuel Amado, professor de História e de Cultura Caboverdiana.

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
17 days 11 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
21 days 16 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
23 days 9 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências