terça-feira, 08 julho 2025

A ATUALIDADE

Cabo Verde implementa Observatório das Migrações visando a produção e análise de dados estatísticos referente às migrações

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo lançou esta sexta-feira, 10, na cidade da Praia, o Observatório das Migrações, uma plataforma que visa a produção e análise de dados estatísticos referente às migrações, destacou a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Segundo Miryam Vieira, o site, para além de permitir a promoção de pesquisas científicas e estudos, vai ser uma ferramenta importante para análises e designação de dados estatísticos sobre as “grandes questões migratórias”.

“Para Cabo Verde, uma nação diaspórica de imigração e de trânsito, revela-se importante ter essa estrutura técnica que irá acompanhar as tendências das migrações no país e fazer as recomendações para que o Governo possa ter medidas mais assertivas relativamente às migrações”, Miryam Vieira.

Explicou ainda que o objectivo é acompanhar os fluxos das migrações, o número de imigrantes em Cabo Verde e dos emigrantes, assegurando, de igual modo, que são instrumentos que vão ajudar a gerir e ter boa governança em matéria de migração.

Já temos alguns dados estatísticos relativamente aos dados da migração e, futuramente, com a produção de mais estudos que serão feitos em parceria com instituições internacionais, darão algumas pistas para a melhoria dos instrumentos em matéria de imigração e migração em Cabo Verde”.

A criação da plataforma justifica-se ainda pela necessidade de reconciliação, segundo apontou a secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, pela importância que as comunidades têm representado ao longo da história económica, social, política e cultural de Cabo Verde.

Visando a implementação do Observatório das Migrações, decorreu ainda no evento, a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Alta Autoridade para a Imigração, a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e a Direcção-Geral das Comunidades.

Neste sentido, a presidente da Alta Autoridade para a Imigração, Carmem Barros, congratulou-se com a assinatura do protocolo, dada a importância do mesmo para a implementação do Observatório das Migrações.

Esse evento, enquadra-se na conferência «Imigração em Cabo Verde: Cooperação e parcerias na promoção da integração de imigrantes» realizada hoje, 10 de Maio.

A Semana com Inforpress 

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 8 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 6 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos