quarta-feira, 17 abril 2024

A ATUALIDADE

Localidade de São Martinho Pequeno e bairro de Vila Nova vencem concurso “Praia Bonita e Saudável”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A localidade de São Martinho Pequeno venceu o concurso municipal “Praia Bonita” da câmara da Praia, no valor de cinco mil contos, e o bairro de Vila Nova venceu na categoria de “Praia Saudável”, no valor de dois mil contos.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela directora pela Promoção da Saúde Municipal da câmara da Praia, Evelise Barbosa, durante a apresentação pública do resultado do concurso "Praia Bonita e Saudável”, divulgado esta tarde, na Câmara Municipal da Praia. 

Conforme lembrou, o referido concurso teve duas categorias, sendo que a primeira é a categoria do bairro mais limpo e a outra do bairro mais saudável, tendo destacado o contributo do munícipe na implementação das políticas na área da saúde municipal.

Segundo a directora, o objectivo do concurso Praia Bonita visa sensibilizar os bairros representados pelas associações comunitárias, associação dos moradores, no valor de cinco mil contos, o bairro com uma obra pública que o próprio bairro vai escolher.

O representante da Associação de São Martinho, Conrado Barros, mostrou-se satisfeito com o prêmio, informando que com o valor disponibilizado irão construir na referida localidade  uma pocilga municipal como forma de contribuir para a promoção da saúde pública e criação de uma equipa de estufa para a produção de gases.

Por seu turno, o representante da Associação do bairro de Vila Nova, Artur Veiga, destacou a importância do prémio “Praia Saudável”,  que irá criar um projecto de tratamento de resíduos sólidos, tratamento de alimentos e a criação da unidade operativa de saúde pública com foco na promoção da saúde pública.

A localidade do bairro de Achada São Filipe foi agraciada com um certificado de menção honrosa pela participação no referido concurso, tendo, no entanto, a edilidade praiense afiançado estar aberta para através de um protocolo apoiar a implementação do projecto apresentado pelo referido bairro.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, salientou que o município enfrenta vários desafios na área do saneamento e que com o referido projecto as comunidades são chamadas a darem o seu contributo no desenvolvimento local.

“Realizamos este concurso porque a saúde pública é uma questão importante, é um trabalho pensado para dar respostas às demandas do município e de envolver os munícipes no processo de desenvolvimento local”, acrescentou.

No entanto, reiterou que a mudança de mentalidade é o principal desafio a ser ultrapassado, salientando que as pessoas não querem participar como colectivo no processo de desenvolvimento do município da Praia.

“Este concurso é um grande instrumento de sensibilização e de mudança de mentalidade, queremos atacar o problema pela raiz. Este é mais um esforço para também combater a problemática do lixo na Praia e queremos que todos nos ajudem neste combate”, realçou, reforçando que este concurso simboliza o sinal de abertura por parte da camada da Praia.

 

A Semana com Inforpress

02 de abril 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days 1 hour

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days 1 hour

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
6 days 23 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências