quarta-feira, 17 abril 2024

A ATUALIDADE

Ministério da Cultura promove conversa aberta sobre a formalização da classe artística

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Direção-geral das Artes e das Indústrias Criativas promove na terça-feira, 02, uma conversa aberta sobre a formalização da classe artística.

Promovida em parceria com o Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, o encontro está inserido na programação da Xª edição do Atlantic Music Expo (AME), que decorre de hoje a quinta-feira, 04, na cidade da Praia, sob o lema "Sustentabilidade artística".

De acordo com uma nota de imprensa, a conversa aberta, que terá como base o Estatuto do Profissional da Arte e da Cultura (Estatuto do Artista), contará também com a participação da Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE), do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), Pró Empresa e a Casa do Cidadão para falarem sobre o processo de formalização,

“Este é um importante encontro de discussão sobre a formalização do sector da cultura, com particular incidência para a classe artística, sendo que a pandemia da covid-19 veio mostrar a grande fragilidade do sector da cultura e dos seus trabalhadores”, lê-se no documento.

A mesma fonte esclareceu que a formalização desta classe constitui um passo importante para que os profissionais da cultura não estejam vulneráveis em fases de crises como aconteceu durante a pandemia da covid-19.

Por outro lado, o encontro pretende aproveitar a grande movimentação de artistas nacionais que participam do certame e para que tenha maior abrangência possível e chegue a artistas residentes e na diáspora.

A conversa aberta acontece em formato híbrido através da plataforma Google Meet e contará ainda com transmissão nas redes sociais.

A conversa irá decorrer no auditório do Palácio da Cultura Ildo Lobo, no Platô, e contará com a presença do vice-primeiro ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, e do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

 

A Semana com Inforpress

02 de abril 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days 1 hour

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days 1 hour

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
6 days 22 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências