O seleccionador nacional de futebol, Bubista, realçou esta terça-feira a importância da participação de Cabo Verde no torneio FIFA Series, considerando que “mais do que os resultados” foi o entrosamento conseguido durante este “estágio” na Arábia Saudita.
Nesta competição, que decorreu de 21 a 26 deste mês, na Arábia Saudita, Cabo Verde efectuou dois jogos amistosos, tendo vencido, ambos por 1-0, as congéneres da Guiana e da Guiné Equatorial.
“Mais do que resultado foi o bom entrosamento que conseguimos como equipa em poucos dias. Foi um estágio de grande qualidade”, notou Bubista, em declarações à página oficial da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), concluída a participação de Cabo Verde nesta competição.
Neste sentido, enalteceu o desempenho dos jogadores convocados pela primeira vez, considerando que há cada vez mais qualidade na selecção nacional, o que, segundo ele, lhe proporcionará mais opções na escolha dos convocados.
“Sentimos que ficaram extremamente felizes em representar a selecção de Cabo Verde”, frisou, apontando que os estreantes vão trazer mais opções de qualidade à selecção nacional.
“Cada um tem que continuar a trabalhar nos seus respectivos clubes e nós estaremos a observar a todo o momento, de modo a fazer uma boa selecção desportiva e humanamente”, advertiu.
Nesta competição, o seleccionador nacional, Bubista, convocou 23 jogadores e promoveu quatro estreias [primeira internacionalização], sendo eles Wagner Pina (Estoril Praia – Portugal), Jojó (Paços de Ferreira - Portugal), Dailon Livramento (MVV – Países Baixos) e Carlos Fortes (Al Dhafra – Emirados Árabes Unidos).
Já o lateral-esquerdo Léla (Académica do Mindelo), único jogador residente na lista dos convocados, não foi utilizado.
Após a participação no FIFA Series, a selecção de Cabo Verde volta a competir no próximo mês de Junho para defrontar os Camarões e a Líbia, referentes ao grupo D das eliminatórias africanas para o Mundial 2026.
A FIFA Series é uma estratégia global da FIFA, no seu horizonte 2023-2027, para apoiar as federações na organização de jogos amigáveis, envolvendo selecções nacionais de diferentes confederações, num único país, visando proporcionar às federações oportunidade de enfrentar selecções nacionais de outros continentes e oportunidades comerciais.
A Semana com Inforpress
26 de março 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments