quinta-feira, 23 maio 2024

A ATUALIDADE

É momento de pensarmos com as nossas próprias cabeças como pediu Amílcar Cabral, diz Presidente da República

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente da República José Maria Neves considerou hoje que é chegado o momento de o povo cabo-verdiano pensar com a própria cabeça como pedia Amílcar Cabral, para que o País possa ultrapassar os desafios que se colocam.

 

Numa mensagem alusiva ao dia 12 de Setembro de 2023, que marca o 99º aniversário de Amílcar Cabral e o início das comemorações do primeiro centenário do seu nascimento, o mais alto magistrado da nação refletiu sobre o importante legado desta figura ímpar da história de Cabo Verde, da África e do Mundo: “Pensar com as nossas próprias cabeças” os desafios deste mundo de hoje “em profunda e radical transformação”.

12 de Setembro de 2023, dia em que lembramos o nascimento de Amílcar Cabral, um homem que doou a sua juventude à causa da libertação da África e que lutou intransigentemente para defender a dignidade das africana e dos africanos e particularmente dos guineenses e dos cabo-verdianos, Cabral pediu-nos para pensarmos com as nossa próprias cabeças”, recordou o Presidente da República.

Segundo o Chefe do Estado, o contexto actual que se vive, o mundo em processo de transfiguração, com guerras geoestratégicas, mudanças climáticas, as desigualdades entre os países ricos industrializados e desenvolvidos e os países pobres pondo em risco as gerações futuras, é o momento de os cabo-verdianos pensarem com suas “próprias cabeças”.

No momento em que iniciamos a comemoração dos cem anos do seu nascimento é tempo de pensarmos com as nossas próprias cabeças sobre como enfrentar os desafios de hoje e sobre como posicionarmo-nos neste mundo em profunda e radical transformação, pensar com as nossas próprias cabeças sobre como um pequeno País como Cabo Verde pode enfrentar os desafios que se colocam à humanidade”, exortou.

Para José Maria Neves, Cabo Verde tem de encontrar o “equilíbrio” entre o idealismo e o realismo, defendendo os seus ideais, os seus princípios e valores e preservando os interesses nacionais, sustentando que Cabo Verde tem de ser “suficientemente inteligente” para, de forma pragmática, integrar-se neste mundo em disrupção.

Nesta nova ordem mundial em formação, se pensarmos com as nossas próprias cabeças como nos pediu Amílcar Cabral conseguiremos, com certeza, enfrentar os desafios de hoje”, considerou.

Ao concluir a sua mensagem, o Presidente da República apelou aos cabo-verdianos a comemorarem com “muita dignidade” o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, perspectivando que a sua figura continue sendo uma força “inspiradora” para a juventude cabo-verdiana.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

liketerra
1 day 15 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Fred
2 days 15 hours

Sr Chefe E essas lojas que vendem bebidas e que os bêbados gritam para incomodar pessoas.. Vida saudável ???

rocha
7 days 9 hours

Em Cabo Verde e mesmo tchakota todos saonsaco da mesma******?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências