sábado, 27 dezembro 2025

A ATUALIDADE

Papa apela para a fraterninade num mundo marcado por guerra e ódio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

"A fraternidade não parece ser um dado adquirido, não é imediata", disse Leão XIV durante a audiência geral semanal perante milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

O papa norte-americano defendeu que a fraternidade é possível, apesar de "muitos conflitos, tantas guerras no mundo, tensões sociais e sentimentos de ódio parecerem provar o contrário".

Assinalou também que "o desacordo, a rutura e, por vezes, o ódio podem devastar as relações entre familiares, não apenas entre estranhos".

Referiu a importância de quebrar "a lógica negativa do egoísmo, das divisões e da arrogância", e exortou os fiéis a apoiarem-se uns aos outros como irmãos e irmãs.

"A palavra 'irmão' deriva de uma raiz muito antiga, que significa cuidar, estimar, apoiar e sustentar", afirmou o chefe da igreja católica.

Leão XIV recordou que São Francisco de Assis se dirigia a todas as pessoas como irmãos e irmãs, "independentemente da origem geográfica, cultural, religiosa ou doutrinal" de cada um.

"Era a forma inclusiva como o santo colocava todos os seres humanos no mesmo plano, precisamente por reconhecer o destino comum de dignidade, diálogo, acolhimento e salvação", afirmou, citado pela agência de notícias italiana ANSA.

Leão XIV insistiu que "a guerra é um massacre inútil, nada é melhor do que a paz", e também apelou para a promoção da dignidade das mulheres.

A Semana com Observador/Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Lima
1 month 9 days

Porque a Câmara Municipal não cumpre o Codigo de Postura, caçando os cães Pitbulls?.. O Codigo está letra morta? Me ...

Isabel
1 month 11 days

A educadora Erica Correia chama a atenção sobre educação das crianças que, mal orientadas ,podem deixar marcas para a ...

Terra
1 month 13 days

Continuasao de bom trabalhos Cabo Verde para todo os que querem ser parte da limpeza dos bandidos e fascista ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos