sábado, 23 agosto 2025

A ATUALIDADE

Produção de água em São Vicente continua suspensa após inundação de subestação de captação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O administrador da EDEC, Antão Cruz, afirmou esta terça-feira que a produção de água em São Vicente continua suspensa, sem previsão de retoma, após a inundação da subestação de captação de água do mar localizada em João Ribeira.  

Em declarações à Inforpress, o administrador executivo da Empresa de Produção de Eletricidade de Cabo Verde (EPEC) explicou que a estação que capta água em alto mar, ficou completamente cercada por água devido a um desabamento de terra provocado pelas chuvas, deixando os equipamentos submersos.

“Portanto, essa estação ficou inundada e houve um deslocamento de terra, um desabamento de terra e também ficou completamente cercada por água e os equipamentos ficaram submersos. Neste momento estamos num processo ainda de avaliação. Estou a falar de equipamentos muito sensíveis”, explicou, sublinhando que o processo exige muita calma e tranquilidade para evitar danos maiores. 

O responsável adiantou que “o impacto é crítico” e que, desde o incidente ocorrido na madrugada de segunda-feira, 11, não há produção de água, situação que afetou também o Hospital Batista de Sousa. 

“Estamos a trabalhar com parceiros, como a Frescomar, para criar condições que permitam fornecer alguma água à unidade hospitalar, priorizando, neste momento, a área da hemodiálise”, informou.

Segundo Antão Cruz, há ainda a possibilidade de utilizar água destinada à produção de energia para atender à emergência hospitalar de modo a garantir que o hospital tenha condições para responder às necessidades de saúde da população.

Relativamente ao prazo para a retoma da produção, disse que ainda não é possível indicar uma data, uma previsão poderá ser feita apenas no final do dia, depois de concluída a limpeza e higienização dos equipamentos, trabalho que está a ser feito com álcool e outros produtos.

Enquanto isso, reiterou que a prioridade é restabelecer a produção para, em seguida, retomar o abastecimento à população de forma faseada, por zonas, “para chegar a todos o mais rápido possível”.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
21 hours 25 minutes

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 13 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 5 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos