sexta-feira, 04 julho 2025

A ATUALIDADE

São Vicente: OMCV quer estimular uso de sacos reutilizáveis como prática sustentável

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A delegada da Organização das Mulheres de Cabo Verde em São Vicente disse hoje que a delegação tem feito uma campanha pedagógica para mostrar às pessoas a importância de utilizar sacos reutilizáveis como prática sustentável e economicamente vantajosa.

Fátima Balbina, delegada da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV),  falava à Inforpress a propósito do Dia Mundial Sem Sacos de Plástico, celebrado hoje, 03 de julho.

Desde 2016 a OMCV tem apostado em confeccionar sacos reutilizáveis, utilizando os pedaços de tecidos das salas de costura e das formações de corte e costura que nós realizamos. Continuamos com o projecto, porque sabemos que precisa de tempo até levar as pessoas a ver a importância de utilizar um saco reutilizável e temos feito uma parte pedagógica para mostrar a vantagem disso”, explicou.

Segundo Fátima Balbina, apesar de ser um projecto interessante, a procura por sacos reutilizáveis ainda tem sido pouca, porque as pessoas ao depararem-se com o preço de um saco por 200 escudos pensam imediatamente no custo ao invés do benefício a longo prazo.

“As pessoas acham 200 escudos muito para comprar um saco reutilizável porque vêm de imediato o valor. Mas, não veem o lavor do saco a longo prazo que pode ser usado, lavado e reutilizado inúmeras vezes”, afirmou a mesma fonte, para quem a OMCV, como organização de cariz socia, também tem a protecção do ambiente como uma das suas bandeiras.

No entanto, considerou que há ainda muito por fazer, principalmente no que se refere à restrição de importação  desses produtos que são nocivos ao ambiente. Isto porque, argumentou, não adianta fazer campanhas para o uso de sacos reutilizáveis e ter os de plásticos disponíveis nas lojas e com preços favoráveis.

“Temos feito algumas campanhas de entrega de sacos nas localidades, algumas instituições também têm feito campanhas  na televisão, mas ainda é preciso mais. É preciso que os supermercados e minimercados estejam abertos a ter uma quantidade de saco reutilizáveis para a venda, é preciso também que haja uma campanha educativa no sentido de as pessoas não continuarem a importar sacos plástico”, sintetizou.

O  Dia Mundial Sem Sacos de Plástico é celebrado hoje, 03 de julho, uma data cujo objetivo é sensibilizar as pessoas para reduzir o consumo e a utilização de sacos de plástico descartáveis. 

A data foi criada pelo "Bag Free World" como uma iniciativa global para incentivar o uso de alternativas ecológicas. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) o mundo produz cerca de 430 milhões de toneladas de plástico por ano. Desse total, a grande maioria torna-se resíduo, e apenas uma pequena percentagem (9%) é reciclada.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 6 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 12 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos