sábado, 19 abril 2025

A ATUALIDADE

Primeiro-ministro realça importância de contabilizar impactos dos grandes eventos como o AME

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva realçou esta segunda-feira, na Praia, a importância de contabilizar os impactos dos grandes eventos como o Atlantic Music Expo, não apenas em termos económicos, mas também na projecção internacional do país.

O Chefe do Governo fez estas declarações à imprensa quando questionado, na abertura do Atlantic Music Expo (AME) 2025, sobre a realização de um estudo para avaliar o peso económico da cultura, sobretudo, na cidade da Praia.

Segundo Ulisses Correia e Silva, o AME, assim como o Kriol Jazz Festival, é um dos maiores e mais relevantes eventos culturais e musicais do país, realizados na cidade da Praia, e têm tido um forte impacto na economia e na projecção internacional do arquipélago, daí a necessidade de contabilizar esses impactos.

"Disseram-me que vão fazer um estudo de impacto. Porque os hotéis estão cheios, restaurantes, lugares de diversão. Isto significa economia. Depois, gente que circula, que consome. E mais: é a projecção externa da imagem de Cabo Verde", explicou.

"É mais um grande evento cultural, musical. A AME é o maior evento da indústria musical de Cabo Verde. Espero que seja um sucesso, como tem sido, com muita participação, muita música, conferências, workshops", afirmou ressaltando o papel do certame como plataforma de visibilidade para artistas nacionais, tanto jovens como consagrados.

A presença da imprensa internacional foi igualmente salientada por Ulisses Correia e Silva como um dos pontos fortes do evento. 

Para além de discursos, a abertura do AME 2025 ficou marcada também pela actuação de jovens talentos e surpresa do cantor Dino d´Santiago.

O Atlantic Music Expo (AME) 2025, a “maior feira de música transatlântica”, acontece de 07 a 10 de Abril na capital.

Para a 11.ª edição, 23 artistas foram seleccionados.

Os artistas nacionais são: Ary Kueka, Dieg, Fábio Ramos, Zuleika, Queency Barbosa, Yacine Rosa, Leroy Pinto, CJ Patronato, Tereza Fernandes e Eliana Rosa.

No cenário internacional, o AME 2025 contará com as apresentações de artistas de renome de diferentes partes do mundo, incluindo Isabel Novela (Moçambique), Maria Siga (Senegal), Roberta Campos (Brasil), Rumba de Bodas (Itália), Sahad (Senegal), Tasuta N’Iman (Marrocos), Throes & The Shine (Angola/Portugal), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Raquel (Espanha) e Fattu Djakité (Guiné-Bissau).

O evento contará também com a participação de DJ Streladuh, DJ Muleki e DJ Oleg.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

luis abreu
8 days 18 hours

continue assim sr. ministro demorou sim demorou mas nunca é tarde para é nossa terra de esperança bem haja Jorge Figueired ...

Guineense
9 days 17 hours

Ah pois, claro... a Guiné-Bissau não tem patrulheiros com mais de 20 metros, não consegue controlar a pesca ilegal na sua ...

Cuxim
9 days 17 hours

Perante o que está a acontecer em São Vicente, é impossível manter-se calado. A população mindelense está literalmente ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos