segunda-feira, 11 agosto 2025

A ATUALIDADE

Governo autoriza ANAS lançar concurso público internacional para projecto de energia renovável no país

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A resolução que autoriza a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) lançar o concurso público internacional para implementar o projecto de energia renovável foi aprovada em sede do Conselho de Ministros, revelou esta terca-feira a porta-voz da reunião.

Segundo a ministra de Estado e ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, em conferência de imprensa, o projecto visa garantir o reforço da capacidade de produção de energia fotovoltaica para a mobilização de água no país.

Este projecto, que envolve um montante total de aproximadamente quatro milhões de euros (cerca de 450 mil contos), segundo a governante, será executado na ilha de Santiago, perspectivando-se que vai beneficiar cerca de 140 mil habitantes.

A ministra informou ainda que esta é uma iniciativa que decorre da conversão da dívida pública acordada com Portugal com financiamento e investimentos estratégicos sustentáveis e com elevado impacto social.

A porta-voz da reunião ministerial fez saber que a previsão é fazer a instalação de sistemas solares fotovoltaicos em 38 perfurações de água em 18 estações de bombagem, para além da construção de um centro operacional de comando.

Os impactos que se espera alcançar com esta medida legislativa, conforme Janine Lélis, é no sentido de aumentar a produção de energia renovável para o abastecimento público para irrigação e redução dos custos energéticos em cerca de 35% para a gestão dos sistemas hídricos e ainda na diminuição do preço da água para as famílias cabo-verdianas.

“Este projecto representa um passo decisivo para melhorar a qualidade de vida da população da ilha de Santiago e promover a sustentabilidade, contribuindo para a resiliência climática, segurança hídrica e a eficiência energética em Cabo Verde”, sublinhou a governante.

A ANAS é uma entidade governamental que tem por fim a implementação das políticas governamentais e a gestão integrada dos investimentos no sector da água e saneamento.

O planeamento estratégico, seguimento, a regulação técnica, a supervisão e a monitorização dos serviços de produção, distribuição e comercialização de água, recolha, tratamento e rejeição de efluentes líquidos e resíduos em todo o território nacional são outras atribuições da agência.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
4 days 12 hours

O Carlos Fias, que tem dado a cara ás balas, é que vsi ser o nosso futuro Presidente da Camara da Praia?

Rosana
5 days 16 hours

Freud já explicava: quando o ego é frágil e o pénis é pequeno, vêm os impulsos de destruição. Trump manda submarinos ...

jorge lopes
5 days 20 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos