Cabo Verde e Luxemburgo assinam esta quarta-feira, em Bruxelas, um memorando de entendimento que reafirma a vontade mútua de fortalecer a colaboração, visando apoiar os esforços do arquipélago na defesa e contribuir para iniciativas de segurança e estabilidade.
Em nota de imprensa, o Governo explica que o documento será rubricado no âmbito de um encontro bilateral entre a ministra de Estado e da Defesa Nacional cabo-verdiana, Janine Lélis, e a sua homóloga do Grão-Ducado do Luxemburgo, Yuriko Backes.
“Este memorando de entendimento reafirma a vontade dos dois países em continuar a desenvolver uma colaboração, tendo como objectivo contribuir para os esforços de Cabo Verde em matéria de defesa, bem como para as iniciativas de segurança e estabilidade”, lê-se no documento.
A mesma fonte sublinha que durante um encontro, realizado no âmbito da segunda edição do Fórum Schuman sobre Defesa e Segurança, realizado em 2024, Janine Lélis expressou o interesse de Cabo Verde em “inaugurar um novo ciclo na cooperação com Luxemburgo”.
Por sua vez, Yuriko Backes manifestou a vontade do seu país em fortalecer essa parceria, destacando a disponibilização de informações via satélite para reforçar a segurança do território cabo-verdiano.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments