Os porto-novenses esperam ter, durante a visita do novo ministro da Saúde a Santo Antão, a partir de terça-feira,11, a oportunidade de confrontar o governante com a necessidade de um hospital no concelho do Porto Novo.
Jorge Figueiredo é esperado em Santo Antão a partir do dia 11 de Fevereiro para uma visita de três dias, uma oportunidade que os porto-novense esperam aproveitar para pedir ao novo ministro da Saúde a construção de um hospital neste município, conforme constatou a Inforpress.
Esta reivindicação tem sido unânime no Porto Novo, com os munícipes e as autoridades municipais em sintonia quanto à necessidade de este concelho dispor já de um hospital capaz de dar resposta às necessidades do concelho.
A Inforpress conversou com as pessoas sobre esta questão, as quais têm sugerindo ao Governo a priorizar a construção do hospital, numa altura em que o actual centro de saúde local, já com mais de 20 anos de funcionamento, “já não atende às necessidades” dos utentes.
Uma fonte da edilidade porto-novense afiançou que o executivo camarário já deu “passos importantes” com vista a “encontrar caminhos” no sentido de levar o Governo a atender à reivindicação dos porto-novenses sobre a necessidade de um hospital no Porto Novo.
A fonte assegurou que se trata de “uma questão que a câmara municipal tem sobre a mesa, tendo nesses poucos dias de gestão dado passos importantes” em relação a essa matéria.
“Garantimos que a nova equipa camarária e, particularmente, a presidente, já deram passos importantes no sentido de encontrar caminhos para que o problema do hospital venha a ser resolvido”, garantiu.
Num recente encontro com o delegado de Saúde do Porto Novo, a nova equipa camarária considerou “extremamente necessário, traçar novas estratégias capazes de responder às reivindicações e necessidades dos porto-novenses que clamam “cada vez mais por melhores infra-estruturas”.
A anterior ministra da Saúde, numa das visitas a Santo Antão, mostrou abertura do Governo em analisar a reivindicação dos porto-novenses sobre a necessidade de se construir um hospital no Porto Novo.
O centro de saúde tem sido alvo de obras de ampliação com vista a melhorar as condições de atendimento, tendo o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, numa recente visita a esta unidade hospitalar, constatado a necessidade de se proceder ao seu apetrechamento.
O novo ministro da Saúde deve ainda visitar as obras de construção do centro de saúde da Ribeira das Patas, que devem ficar concluídas em Junho deste ano.
Jorge Figueiredo, segundo uma nota do Ministério da Saúde, far-se-á acompanhar de “uma forte equipa técnica” deste ministério para acompanhar o andamento das obras e projectos em curso, além de estabelecer contactos directos com as estruturas de saúde na ilha para se inteirar do funcionamento e desafios.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments