terça-feira, 05 agosto 2025

A ATUALIDADE

Suspensão da USAID para programa de apoio a comunidade LGBT no Uganda

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A suspensão da ajuda externa norte-americana ordenada pelo presidente Donald Trump parou o apoio de uma organização à comunidade LGBT+ no Uganda, uma inversão da posição de Washington que pode ter consequências maiores, alertou o responsável pelo programa.

Pius Kennedy, responsável do programa no Uganda da organização sem fins lucrativos Africa Queer Network, com sede em Kampala, disse que ele e outros cinco funcionários receberam uma carta da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) ordenando-lhes que parassem de trabalhar imediatamente depois de Trump assinar a ordem de congelamento da ajuda externa, em 20 de janeiro.

 

"A USAID tem sido o maior financiador do (programa) HIV", pelo que o grupo teve de interromper as atividades, disse Pius Kennedy, citado hoje pela Associated Press, acrescentando que ele e os outros funcionários deixaram até de ir ao escritório porque não podem continuar sem novas transferências de dinheiro.

A suspensão do auxílio levará mais pessoas a infetarem-se com doenças sexualmente transmissíveis, "uma vez que não poderão ter acesso a lubrificantes, preservativos, kits de autoteste", além de transmissão de conhecimento sobre as doenças e prevenção, alertou.

O congelamento temporário do financiamento pode "apagar anos de ganhos obtidos na proteção das minorias sexuais no Uganda", afirmou.

A homossexualidade é criminalizada em mais de 30 dos 54 países africanos, um deles o Uganda, uma realidade que Washington condenou abertamente.

Em 2023, depois de o Parlamento do Uganda aprovar uma lei anti-homossexualidade que pune esta conduta consensual entre pessoas do mesmo sexo com penas que incluem prisão perpétua, Washington ameaçou consequências e o Banco Mundial reteve algum financiamento.

A semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
3 days 6 hours

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
3 days 13 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
3 days 15 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos