terça-feira, 05 agosto 2025

A ATUALIDADE

×

Alerta

Joomla\CMS\Cache\Storage\FileStorage::_deleteFolder Falha a eliminar index.html

Primeiros caças Mirage entregues pela França aos ucranianos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os primeiros caças Mirage 2000-5 foram entregues pela França à Ucrânia para ajudar a defender o espaço aéreo ucraniano contra a Rússia, anunciou hoje o ministro das Forças Armadas francesas, Sébastien Lecornu.

"Hoje, depois de vários meses dedicados ao treino de pilotos ucranianos em França, os primeiros aviões chegaram à Ucrânia", afirmou o ministro francês na rede social X, sem especificar o número de aeronaves em causa.

"Com pilotos ucranianos a bordo, estes vão agora participar na defesa dos céus da Ucrânia", acrescentou Lecornu.

Das 26 aeronaves Mirage 2000-5 na posse da Força Aérea francesa, seis seriam entregues à Ucrânia, de acordo com um relatório orçamental da Assembleia Nacional francesa publicado no outono.

O número de caças enviados para a Ucrânia não foi desmentido nem confirmado pelo Ministério das Forças Armadas de França, que afirmou manter a quantidade de aeronaves em sigilo por questões de segurança.

O envio de caças Mirage 2000-5, especializados no combate aéreo, foi anunciado em junho de 2024 pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

Desde então, pilotos e mecânicos ucranianos receberam treino neste tipo de avião e os aparelhos também foram modificados. Isto incluiu a adição de equipamento de "combate ar-terra" para realizar operações de ataque aéreo e "defesa anti-guerra eletrónica" para resistir ao poderoso sistema de bloqueio russo, explicou Sébastien Lecornu em outubro.

Os aviões estavam na base aérea de Cazaux (sudoeste), enquanto os pilotos e mecânicos receberam treino na base de Nancy, no leste de França.

A Ucrânia, que é alvo de bombardeamentos incessantes, visando principalmente as suas infraestruturas energéticas, tem pedido mais recursos de defesa aérea e aeronaves de combate.

Vários países com caças norte-americanos F-16 já os forneceram a Kiev. A Noruega, nomeadamente, já entregou o primeiro lote de F-16 dos seis que prometeu a Kiev.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
3 days 7 hours

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
3 days 13 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
3 days 15 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos