terça-feira, 05 agosto 2025

A ATUALIDADE

PAICV Santiago Sul preocupado com “abandono” dos agricultores da Ribeira Grande de Santiago

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), por Santiago Sul, manifestaram-se esta terça-feira preocupados com o abandono dos agricultores da localidade de Txã de Cimbron, na Ribeira Grande de Santiago.

Estas declarações foram feitas pelo porta-voz dos deputados do PAICV, Manuel Brito, após uma visita efectuada na manhã de terça ao concelho da Ribeira Grande de Santiago.

A deslocação, explicou, enquadra-se num conjunto de visitas agendadas mensalmente pelos deputados de Santiago Sul, com o propósito de conhecer a real situação que se vive nesses munícipes.

No município da Ribeira Grande de Santiago mantiveram um encontro com a autarquia para desejar votos de sucesso neste novo ano e boa caminhada rumo ao desenvolvimento do município à recém-eleita câmara municipal.

Além disso, afirmou que se encontraram com os agricultores de Txã de Cimbron, onde reclamaram “bastante” o problema da falta de água.

“Os deputados do PAICV por Santiago do Sul saíram de lá um pouco preocupados porque estão “em pé de guerra” com a Águas de Santiago (AdS) e disseram-nos que houve até envolvimento da polícia”, revelou, apelando ao diálogo entre agricultores e AdS, mas também com o Ministério da Agricultura.

Entretanto, afirmaram que tudo isto é resultado do “abandono do campo” por parte do Ministério da Agricultura.

“Os agricultores sentem-se abandonados, há falta de diálogo e eles não têm capacidade de produção por causa da falta de água, também por causa da autorização da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) para alguns furos nos campos dos agricultores”, disse.

Segundo Manuel Brito, por causa dessa reivindicação não resolvida, os agricultores mostraram-se determinados em levar em frente essa “briga” com a AdS e com o Governo visando a resolução deste problema.

Conforme avançou, os deputados do PAICV assumiram o compromisso de agendar um encontro com a AdS, na Ribeira Grande de Santiago, para ouvir a sua versão, para além de se comprometerem em levar essa preocupação dos agricultores à plenária da Assembleia Nacional para a resolução definitiva dos seus problemas.

Por outro lado, aproveitaram para apelar ao bom senso e diálogo entre ambas as partes, tendo em conta que, sublinhou, é no campo que os agricultores conseguem um ganha pão para o sustento da família.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
3 days 6 hours

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
3 days 13 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
3 days 15 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos