sábado, 27 dezembro 2025

A ATUALIDADE

Sete deputados angolanos suspendem mandato por incompatibilidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um grupo de deputados da UNITA, dos quais se destaca Abel Chivukuvuku, pediu suspensão de mandato por incompatibilidade, devido à filiação ao partido PRA-JÁ Servir Angola.

No total, sete deputados do partido, coordenado por Abel Chivukuvuku e que foi recentemente legalizado pelo Tribunal Constitucional, solicitaram na quarta-feira à Assembleia Nacional a suspensão de mandato “por exercício de natureza política incompatíveis com o mandato nos termos da Constituição e da lei”.

Em declarações à Lusa, Xavier Jaime referiu que este pedido visa obedecer aos ditames da Lei dos Partidos Políticos e da Constituição da República.

“A militância em dois partidos é terminante proibida, é só por causa disso e agora vamos-nos ocupar simplesmente do nosso trabalho no partido”, disse Xavier Jaime.

Com a saída deste grupo de deputados, de acordo com a lei, substituem as vagas os que vêm imediatamente a seguir na lista de deputados.

Depois de quatro anos a tentar legalizar o seu projeto político sem sucesso, Abel Chivukuku e seus membros integraram a Frente Patriótica Unida (FPU), plataforma política que congrega a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), liderada por Adalberto Costa Júnior, o Bloco Democrático, liderado por Filomeno Vieira Lopes, e o na altura projeto político PRA-JÁ Servir Angola.

Por meio da FPU, os setes deputados que agora pediram suspensão integraram a lista de deputados do grupo parlamentar da UNITA.

Nas eleições gerais de 2022, Abel Chivukuvuku, antigo militante e dirigente do maior partido da oposição angolana, tendo, em 2012, criado a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), concorreu a vice-presidente da República, na lista da UNITA, no âmbito da FPU.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Lima
1 month 9 days

Porque a Câmara Municipal não cumpre o Codigo de Postura, caçando os cães Pitbulls?.. O Codigo está letra morta? Me ...

Isabel
1 month 11 days

A educadora Erica Correia chama a atenção sobre educação das crianças que, mal orientadas ,podem deixar marcas para a ...

Terra
1 month 13 days

Continuasao de bom trabalhos Cabo Verde para todo os que querem ser parte da limpeza dos bandidos e fascista ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos