sábado, 02 agosto 2025

A ATUALIDADE

EUA reconhecem que presença norte-coreana torna luta “muito mais difícil” para Kiev

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos reconheceu que a presença de tropas norte-coreanas na região russa de Kursk (oeste), palco de uma ofensiva ucraniana desde agosto de 2024, torna a luta "muito mais difícil" para Kiev.

“A Rússia conseguiu trazer 12.000 soldados norte-coreanos para o campo de batalha. É certamente um número significativo. Torna, sem dúvida, muito mais difícil a luta dos ucranianos. Mas, mais uma vez, os ucranianos continuam a lutar e a fazer tudo o que podem”, afirmou, na segunda-feira, o porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder.

Questionado sobre se tem indicação de que foi enviado um novo destacamento de soldados norte-coreanos para território russo, o porta-voz negou-o, salientando embora que o Departamento de Defesa está “a acompanhar de perto” o assunto.

Também na segunda-feira, os serviços secretos sul-coreanos indicaram que cerca de 300 soldados norte-coreanos enviados por Pyongyang para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia, foram mortos.

Afirmaram ainda que Pyongyang pressiona os seus próprios soldados a suicidarem-se antes de serem capturados por Kiev.

Neste sentido, as Forças Armadas ucranianas declararam que entraram em confronto, nos últimos dias, com um grupo de soldados norte-coreanos que combatiam do lado russo, em Kursk (na fronteira com Ucrânia), e que um deles se fez explodir com uma granada para evitar ser capturado.

A incursão ucraniana em Kursk foi lançada no início de agosto, numa mudança estratégica por parte de Kiev desde que o Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou, em fevereiro de 2022, a invasão do país vizinho.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
22 hours 22 minutes

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
1 day 4 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
1 day 6 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos