Um grupo de doentes de Cabo Verde em tratamento de cancro em Portugal participou em Reboleira (Sintra), em um convívio, integrado na celebração de Outubro Rosa, mês de luta contra o cancro da mama.
O evento, que aconteceu na tarde/noite deste sábado, foi organizado pela Associação Nasce Renasce, em parceria com o sector do Partido Africano da Independência de Cabo Verde em Portugal (PAICV-PT) e contou com a participação do médico oncologista cabo-verdiano Frederico Sanches, que proferiu uma palestra sobre o tema.
Em declarações à Inforpress, a presidente da Associação Nasce Renasce, Eunice Correia, explicou que o trabalho da sua instituição é com os doentes enviados para tratamento em Portugal e que às vezes vêm sem informações sobre o país de acolhimento, acabando por enfrentar várias dificuldades.
“Hoje falamos um pouco sobre a temática do cancro da mama, uma problemática mundial e uma das lutas das mulheres e os doentes são a nossa prioridade”, disse, indicando que a associação dá apoio a nível da alimentação, transporte, medicação, mobiliário, electrodomésticos, mas também a nível psicológico, destacando as parcerias que tem com várias instituições nessa sua missão e em várias vertes.
Por sua vez, o coordenador do PAICV-PT, Daniel de Pina, contou que essa parceria surgiu no âmbito do seu plano de actividade, reconhecendo a preocupação assistencial da Associação Nasce Renasce na assistência aos doentes transferidos.
“Hoje o problema oncológico está muito generalizado, embora saibamos que a incidência do cancro da mama é de longe nas mulheres do que nos homens. O problema do cancro é limitar a vida das pessoas, por isso fazemos essa sensibilização para alertar para essa problemática que destrói a esperança e condições de vida”, frisou, apelando a um trabalho preventivo por parte dos responsáveis.
Os doentes que participaram no evento, na sua maioria, mulheres, congratularam-se com a iniciativa, considerando que é sempre bom ter informações sobre a doença e saber cada vez mais como lidar com as situações que vão surgindo.
A Nasce Renasce é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivos a promoção cultural, a formação e a aprendizagem, o desporto e actividades recreativas, o apoio social e a inter-ajuda, direccionados a uma população maioritariamente jovem.
A Nasce e Renasce também trabalha para uma maior integração dos cidadãos imigrantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na sociedade portuguesa.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments