sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa promove programação de Outubro dedicada à cultura e comunidades

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, está a realizar durante o mês de Outubro uma série de eventos dedicados à cultura e às comunidades cabo-verdianas, abordando temas como saúde, literatura, gastronomia, música e empreendedorismo jovem.

Inserida nas comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidade, assinalado a 18 de Outubro, os eventos do CCCV visam promover o intercâmbio cultural e homenagear figuras e tradições marcantes de Cabo Verde.

De acordo com a programação, o cento recebe o lançamento do livro “Para além das ondas”, de Evel Rocha, uma obra inspirada na vida de Patone Lobo, empresário salense, trazendo uma reflexão sobre os desafios e sucessos no mundo empresarial cabo-verdiano.

Na vertente do empreendedorismo jovens, no mesmo dia, a marca Mizé Acessórios será apresentada num evento restrito, que contará com um desfile da nova linha Siza Karapati no hotel Holiday Inn Lisboa.

A programação continua no dia 25 de Outubro, com a celebração da literatura cabo-verdiana, através do lançamento do livro “Harmonias da identidade musical de Cabo Verde", de Júlio Rocha, seguido da apresentação do projeto “Brasus” Muzikais, focado nas tradições musicais do arquipélago.

O evento “Em tempos de ‘Azágua’ - A simbologia do milho na cultura cabo-verdiana”, a 26 de Outubro, contará com a presença do escritor Filinto Elísio e de Milocas Andrade, numa sessão complementada por um menu de degustação à base de milho e terá a participação da artista Carla Correia.

Conforma programação do CCCV, ainda no dia 26 será lançada a revista “Nosagenda”, com uma edição especial que homenageia duas figuras da música tradicional cabo-verdiana, Bitori Nha Bibinha e Zeca Nha Reinalda, reconhecidos pelos seus contributos culturais.

Encerrando o mês, o músico GilsonGee Ramos apresentará um concerto intimista no âmbito do projecto “Kriolo Sounds - Cada Nota, Uma Estória”, acompanhado ao piano por Humberto Ramos.

Entretanto, a programação do mês dedicado à Cultura e Comunidades iniciou-se no sábado, 12, com uma iniciativa dedicada à saúde, com apresentação do projeto “Badia Guerreira”, em alinhamento com o Outubro Rosa, campanha global de prevenção do cancro da mama.

O evento teve como propósito sensibilizar a comunidade para a importância do diagnóstico precoce e partilhar experiências de mulheres que enfrentam a doença.

O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades foi instituído em Outubro de 2005, com o intuito de celebrar tanto a cultura cabo-verdiana, como as suas comunidades.

A data homenageia o dia de nascimento de um dos maiores literatos da história de Cabo Verde, o poeta Eugénio de Paula Tavares, falecido aos 63 anos na Vila Nova Sintra, ilha Brava, em 1º de Junho de 1930.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
10 days 1 hour

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
12 days

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 23 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos