terça-feira, 16 abril 2024

S SOCIAL

Ministério Saúde explica que jovem evacuado da ilha Brava faleceu devido a um quadro de leucemia aguda

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério da Saúde disse hoje que o relatório emitido pelo Hospital da Praia, após o resultado do exame efectuado ao adolescente de 14 anos de férias na ilha Brava, indica o falecimento devido a um quadro de leucemia aguda.

O relatório emitido pelo HAN apresenta como conclusão: o exame da lâmina periférica tem uma bicitopenia severa e hiperleucocitose com blastos – um quadro de leucemia aguda’, confirmando assim a hipótese diagnóstica inicial de leucemia como causa de morte”, realça a nota de imprensa enviada pelo Ministério da Saúde citada pela Inforpress.

Ainda segundo a mesma fonte, a chegada ao Hospital no Fogo deu-se por volta da meia noite do dia 01/08/2022, e apesar dos cuidados prestados logo à chegada, o adolescente veio a falecer às 00:22 do mesmo dia.

Na altura, realça a mesma nota, foi colocada a hipótese diagnóstica de doença mieloproliferativa, tendo sido recolhida amostra para realização de hemograma e enviada ao Hospital Dr. Agostinho Neto para exame de lâmina periférica no Serviço de Hematologia do hospital central.

O documento tornado público lembra ainda que no dia 31 de Julho deu entrada no centro de saúde da Brava, com um quadro clínico “grave”, um adolescente de 14 anos, do sexo masculino, que se encontrava de férias na ilha, sendo automedicado em casa por uma dor de garganta e febre.

Tendo sido constatada a gravidade do quadro clínico pela equipa médica e realizado exames laboratoriais que revelaram presença de uma anemia grave, de imediato decidiu-se pela sua evacuação para o Hospital Regional São Francisco de Assis”, realça o documento que assegura ainda que os procedimentos para evacuação aconteceram com a “máxima urgência”.

A mesma nota sublinha ainda que a Delegacia de Saúde da Brava tudo fez, com os meios que se encontravam disponíveis, para a transferência ao Hospital Regional com a urgência que o caso requeria, tendo sido o paciente acompanhado por um médico e um enfermeiro.

Face ao desfecho do caso, à família enlutada, a direccão da Região Sanitária Fogo e Brava, endereça sentidas condolências, escreve a Inforpress.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
5 days 6 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
5 days 6 hours

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
6 days 3 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências