O Movimento Jovens Pela Paz “JxP” lança, esta quarta-feira, 24, iniciativa “Viva os Idosos”, em Ponta d´Água, nas instalações da Rádio Comunitária voz de Ponta d´ Água, na cidade da Praia.
O objetivo é contribuir para valorizar a dignidade e sabedoria dos idosos através do acolhimento e serviço aos idosos e interação com os jovens e as crianças.
Tudo sabendo que os idosos são uma fonte de sabedoria e memória do passado que pode iluminar o presente para construir o futuro de harmonia e sustentável que almejamos. Valorizar este poço de humanidade e humanismo que cada idoso conserva é um dever e uma mais valia para a nova e atual geração, defende a organização.
Conforme a fonte deste jornal, há uma clara tendência de descartar os idosos e impor lhes o isolamento nas famílias. Destaca que o projecto pretende contribuir para conter esta realidade e oferecer aos idosos oportunidade de serem úteis e aos jovens o privilegio de aprender e escutar o passado em pessoa ao mesmo tempo educar para a relação pessoa a pessoa que tende diluir com o eclodir das redes sociais e interações virtuais.
A organização revela que o projecto destina-se a 25 idosos com idade entre 55 a 80 anos dos bairros de Ponta de Agua, São Filipe. Safende, Vila Nova, Calabaceira, Achadinha Pires , Castelão e Achada Mato.
Indiretamente o projecto vai impactar 25 famílias dos idosos e 50 jovens que vão diretamente ser os beneficiários do projecto. Trata-se de um investimento de 1.200 contos financiado pela MFIS -Ministério da Família e Inclusão Social.
“Jovens pela Paz - JxP”, é um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Sant´Egídio que é um movimento internacional muito conhecido na promoção da paz e mediação de conflitos e cultura de encontros e fraternidade. Eles frequentaram a escola da paz e ou são amigos e que estando em idade jovem se sentiram também o dever de colaborar na promoção da cultura vida e de paz, tão necessários a nossa sociedade.
A abordagem é através da metodologia Ver, Sonhar e Agir. Recentemente o movimento Jovens Pela Paz foi reconhecido com o premio CNDHC 2017 na categoria combate a violência e promoção da cultura da paz pelos esforços e resultados no fomento da cultura da paz na cidade.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments