sexta-feira, 29 março 2024

S SOCIAL

Movimento de narcotráfico em Cabo Verde: Mais de duas toneladas de cocaína apreendidas no Porto da Praia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Polícia judiciária acaba de apreender mais de duas toneladas de cocaína no Porto da Praia, encontradas no interior da embarcação PERPETUO SOCORRO DE ABAETE II.

Cinco cidadãos de nacionalidade brasileira foram também presos no mesmo navio - vão responder em processos junto do Tribunal.

Em comunicado remetido ao Asemanaonline, a Polícia Judiciária confirma a informação, assegurando que tudo resultou de uma operação conjunta entre a Seção Central de Tráfico de Estupefaciente (SCITE) e guarda Costeira, no âmbito do combate ao tráfico transnacional de estupefacientes por via marítima. Precisa que procedeu a apreensão na embarcação denominada PERPETUO SOCORRO DE ABAETE II, este sábado, 03 de agosto, de 2256, 27 kg (Dois mil duzentos e cinquentas e seis quilos e vinte e sete gramas) de Cocaína.

Segundo a mesma fonte, na sequência da operação foram detidos cinco cidadãos, todos de nacionalidade brasileira, os quais serão presentes, em tempo legal, às autoridades judiciárias competentes, para validação das detenções e aplicação das medidas de coação.

A Polícia Judiciária avança que esta operação foi desenvolvida na sequência de troca de informação operacional com o MAOC – N, (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics), com sede em Lisboa. « A PJ contou, ainda, com a cooperação da Polícia Federal do Brasil, e, na operação de busca, descarga, transporte, acondicionamento e guarda do produto apreendido, contou com o apoio da Polícia Nacional de Cabo Verde», lê-se no comunicado da PJ.

Cabo Verde na rota internacional de tráfico de droga

É de recordar que, a 31 de Janeiro deste ano, a PJ apreendeu também no Porto da Praia, uma embarcação estrangeira de nome ESER, com 260 fardos, totalizando o peso bruto de 9.570 quilos de cocaína - a maior quantidade do produto jamais apreendida em Cabo Verde e na região ocidental africana. Na sequência desta operação, foram detidos 11 cidadãos, todos de nacionalidade russa, que ficaram em prisão preventiva.

Conforme referiu na altura a imprensa que cita a polícia científica cabo-verdiana, o cargueiro, oriundo da América do Sul, tinha como porto de destino Tanger, Marrocos. O navio fez, segundo a Inforpress, uma escala no Porto da Praia, para cumprir os procedimentos legais relacionados com um falecimento, a bordo que, conforme informações avançadas pela PJ, “terá tido morte natural”. A imprensa russa, citando um deputado local, avançou em Abril que os tripulantes foram ameaçados e obrigados a carregar a droga.

Este é o segundo caso de apreensão de droga registado este ano no Porto da Praia, em que Cabo Verde surge a funcionar como um ponto de conexão - entre África, Europa e América do Sul - na rota de tráfico internacional de estupefacientes. Ilustração: Fotos de droga apreendida este ano no Porto da Praia.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

José Anónimo
19 hours 10 minutes

E, porque é que não pedem um parecer aos utentes? Qual é o impacto se um jet-ski provocar um acidente a um banhista?

Meu nome
13 days 21 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
14 days 15 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências