sexta-feira, 12 julho 2024

I INTERNACIONAL

https://www.asemana.publ.cv/?Guerra-Russia-Ucrania-Reacoes-cautelosas-a-saida-do-primeiro-navio-com-cereais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As reações à saída do primeiro navio carregado de cereais do porto ucraniano de Odessa foram cautelosas, revelou NM.

A União Europeia manifesta satisfação e diz que é um primeiro passo para atenuar a escassez alimentar global.

Peter Stano, Porta-voz da Comissão Europeia para os assuntos externos diz: "Este é o primeiro navio comercial a deixar o porto do Mar Negro da Ucrânia desde a agressão russa não provocada a 24 de fevereiro e o bloqueio das exportações de cereais e portos ucranianos. E este é um primeiro passo bem-vindo para mitigar a crise alimentar global, que foi reforçada pela agressão ilegítima da Rússia e pelo bloqueio dos portos ucranianos, para além da destruição dos campos na Ucrânia pelas minas".

Segundo a mesma fonte, apesar da boa notícia, ambas as partes continuam a ter dúvidas sobre a implementação total do que foi acordado. Dmitry Peskov, secretário para a imprensa de Vladimir Putin e porta-voz do Kremlin, afirmou: "Na verdade, a saída do primeiro navio é muito positiva. Uma boa oportunidade para testar a eficácia dos mecanismos que foram acordados em Istambul. Esperemos que os acordos sejam implementados por todas as partes e que o mecanismo funcione eficazmente".

Os cereais da Ucrânia estão bloqueados desde o início da guerra desencadeada pela Rússia. Os acordos preveem, por um lado, um corredor seguro para a saída dos navios ucranianos transportando cereais dos portos de Odessa, Chornomorsk e Yuzhny, num processo totalmente controlado pela Ucrânia e respetivos parceiros internacionais. Por outro, a circulação segura de barcos russos exportando cereais e fertilizantes pelo Mar Negro, conclui EN.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 9 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days 8 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 11 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências