Saturday, 05 July 2025

S SOCIAL

São Vicente acolhe mesa redonda sobre reinserção laboral de ex-reclusos na sexta-feira

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A ministra da Justiça participa, no Mindelo, numa mesa redonda de reinserção laboral de ex-reclusos, que pretende contribuir para um país seguro e para uma sociedade “mais desenvolvida, mais tolerante, livre, democrática e mais atractiva”.

O acto faz parte da agenda de uma missão de serviço de Joana Rosa na sexta-feira, 16, no Mindelo.

De acordo com informações do Gabinete de Comunicação do Governo, o evento pretende discutir com parceiros a questão de reinserção social, já que o executivo elegeu no seu Programa e Moção de Confiança a segurança interna como “pilar estruturante” da segurança nacional.

A mesma fonte reforça que um país seguro “contribui para uma sociedade mais desenvolvida, mais tolerante, livre, democrática e mais atractiva”.

O mesmo debate aconteceu antes na Cidade da Praia, em Outubro de 2023, em que a ministra da Justiça defendeu que a reinserção social e a ressocialização permitem a aquele que na condição de reclusão ou sob a medida tutelar socio educativa poder ter o direito a “reconquistar e reestabelecer os seus vínculos e laços normais com os restantes membros da família, da sociedade e da comunidade”.

Por outro lado, asseverou a governante, a intenção é permitir aos ex-reclusos tomar parte e usufruir de “forma digna, íntegra e mais completa possível” na vida colectiva.

Além da mesa redonda, Joana Rosa participa da cerimónia oficial de abertura do curso de Arbitragem e Mediação de Conflitos, da Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV).

O curso, conforme informações da universidade, pretende desenvolver competências para as funções de mediador e árbitro e formar para actividades alternativas de resolução de conflitos.

A formação é realizada numa parceira entre a ULCV e o Ministério da Justiça.

 

A Semana com Inforpress

 

15 de fevereiro 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 18 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 12 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos