Saturday, 05 July 2025

União Europeia apoia com três milhões de euros para capacitação Timor-Leste

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A União Europeia disponibilizou três milhões de euros para assistência técnica e de capacitação a Timor-Leste no âmbito da adesão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e Organização Mundial do Comércio, refere um comunicado hoje divulgado.

O projeto, apresentado na quinta-feira pela União Europeia, pela vice-ministra para os Assuntos da ASEAN, Milena Rangel, e o ministro do Comércio e Indústria, Filipus Pereira, tem duração de três anos e está a ser implementado pelo Centro de Comércio Internacional em parceria com o Governo timorense.

Segundo o comunicado conjunto da União Europeia e do Governo timorense, o projeto irá dar assistência técnica e de capacitação a Timor-Leste no processo de adesão à ASEAN, de pós-adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC) e ao Acordo de Parceria Económica com a organização europeia.

Timor-Leste vai assinar o protocolo de adesão à OMC durante a 13.ª conferência ministerial da organização, que vai decorrer entre 26 e 29 deste mês em Abu Dhabi.

A diretora-geral adjunta para a Ásia e Pacífico no Serviço Europeu de Ação Externa, Paola Pampaloni, salientou que a União Europeia está empenhada em apoiar “Timor-Leste na promoção do desenvolvimento sustentável através da diversificação económica e da qualificação dos recursos humanos”.

“Timor-Leste acredita no potencial do comércio como uma força motriz para promover o crescimento económico e o desenvolvimento, elevar os padrões de vida e promover o objetivo da estabilidade, paz e boa governação”, afirmou a vice-ministra para os Assuntos da ASEAN.

A diretora-geral adjunta para a Ásia e Pacífico no Serviço Europeu de Ação Externa, Paola Pampaloni, está em Timor-Leste no âmbito primeiro diálogo de parceria com o país após a assinatura, em novembro passado, do acordo de Samoa, que substitui o acordo de Cotonu.

A Semana com Lusa

16 de Fevereior de 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 12 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos