Friday, 04 July 2025

I INTERNACIONAL

EUA pedem libertação imediata de opositor russo Alexei Navalny

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Os Estados Unidos pediram hoje a libertação imediata do opositor russo Alexei Navalny, preso na Rússia, quando passam dois anos sobre o seu envenenamento.

"Unimo-nos à família, a colegas e simpatizantes de Navalny em todo o mundo para pedir a sua libertação imediata", refere em comunicado o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price.

Segundo lembra a Lusa, há dois anos, "funcionários do Governo russo tentaram assassiná-lo" com "um agente neurotóxico em solo russo", acrescenta o comunicado, salientando que Navalny "regressou, valente, à Rússia depois de se recuperar no estrangeiro" e o Kremlin "prendeu-o descaradamente por uma motivação política".

Navalny foi hospitalizado em 20 de agosto de 2020 com sinais de envenenamento e foi transferido depois para um hospital na Alemanha que confirmou o envenenamento com uma substância neurotóxica (Novichock).

Depois da sua recuperação, regressou em janeiro de 2021 à Rússia e foi preso, acusado de incumprimento de uma pena anterior por corrupção.

Atualmente, o opositor russo, de 46 anos, cumpre uma pena de nove anos de prisão por alegada fraude e desrespeito ao tribunal.

Hoje, numa mensagem vídeo, o chanceler alemão, Olaf Scholz, enalteceu o "homem corajoso que regressou à Rússia porque queria lutar pela democracia, liberdade e pelo Estado de Direito".

A par dos Estados Unidos, a União Europeia pediu hoje a libertação de Navalny, refere a fonte deste jornal.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 1 hour

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos